Mural está na programação da 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

De 28 a 30 de junho, a Agência Mural participa do 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo. Organizado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), o encontro terá mais de 100 painelistas, nove deles internacionais, e 32 cursos e oficinas conduzidos por grandes nomes do jornalismo nacional e internacional.

Na sexta (29), a partir das 14h30, a muralista Paloma Vasconcelos, participará do painel dinâmico “Mostre e conte: a nova geração de jornalistas”, junto com outros recém-formados em jornalismo para falar sobre seus trabalhos de conclusão de curso.

Já no sábado (30), das 9h às 10h30, o editor da Agência Mural, Paulo Talarico, contará sobre os desafios do jornalismo local em uma roda de conversa com a repórter do SBT Lilia Camargo e com o criador do portal de notícias Caruaru no Face João Henrique.

Durante a roda serão abordados os obstáculos e as peculiaridades de fazer jornalismo local no Brasil, por meio de uma conversa com modelos diferentes, mas o mesmo foco: as pessoas ao seu redor. Uma página em rede social com alcance e impacto equiparáveis à mídia tradicional; uma jornalista que começou no WhatsApp e migrou para a TV; um meio hiperlocal a caminho da profissionalização.



Colaboração e o futuro do jornalismo

Este ano, o tema central do congresso é a importância da colaboração para o futuro do jornalismo no Brasil e no mundo. A Abraji acredita que só com a colaboração entre todos os atores da indústria jornalística — repórteres, editores, fotógrafos, designers, documentaristas, programadores, inovadores e empreendedores, com ou sem fins lucrativos — será possível passar pela era das transformações que enfrentamos.

Entre as convidadas internacionais estão jornalistas que lideram consórcios de jornalismo colaborativo: Romina Mella, editora investigativa do IDL-Reporteros (Peru), e a jornalista de dados Milagros Salazar, fundadora e diretora do Convoca, do mesmo país.

“O Congresso da Abraji, mais uma vez, será o grande ponto de encontro para pensarmos, discutirmos e aprendermos, uns com os outros, como melhorar cada vez mais o nosso jornalismo”, afirma Guilherme Amado, vice-presidente da associação.

Para quem não conseguiu fazer a inscrição on-line, que terminou na última segunda-feira (25), durante o Congresso, a Abraji aceitará inscrições a partir das 8h no local do evento, que será na Universidade Anhembi Morumbi, campus Vila Olímpia. Confira aqui a programação completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *