SOBRE
Os 10 Princípios da Cobertura Jornalística das Periferias foram elaborados para orientar profissionais de comunicação que produzem conteúdos relacionados às periferias.
Sem a pretensão de apresentar fórmulas prontas, os itens mencionados neste guia trazem recomendações para uma cobertura mais conectada à realidade de áreas distantes dos centros econômicos nas grandes áreas urbanas, principalmente.
Os princípios contestam a tônica presente em muitos veículos de comunicação, onde periferia surge apenas como um lugar de exclusão, violência e vitimização.
No lugar de discursos engessados e carregados de preconceitos, este guia propõe dialogar com os múltiplos sentidos das periferias, trazendo para a cobertura vozes que são pouco ouvidas na imprensa, ou seja, na arena pública de debates das grandes cidades.
A proposta é conferir um novo olhar para a pauta, que considera as periferias dentro de suas diversidades. Ao mesmo tempo em que deve ser apontada a falta de infraestrutura e serviços públicos, também é preciso dar destaque para movimentos culturais e outras iniciativas culturais, sociais, política e econômicas próprias que surgem das bordas da cidade.
Muito do que está presente nestas recomendações é resultado de observações e reflexões feitas por correspondentes locais, jornalistas e moradores da periferia ao longo de quase cinco anos de trabalho do Mural. A ideia é que esses princípios possam servir como uma ferramenta para auxiliar na desconstrução dos estereótipos associados às periferias e tornar a comunicação sobre essas áreas mais precisa e objetiva, e por isso, mais informativa.
Mesmo que alguns itens pareçam um pouco óbvios para alguns, frequentemente eles costumam ser deixados de lado nas histórias contadas no dia a dia sobre as periferias da Grande São Paulo, por enquanto, nosso território de ação.
Os princípios são, mais que tudo, um convite para retornar à essência do jornalismo de boa qualidade, que é fiel aos cidadãos ao retratar suas diferentes realidades e que promove, pela exatidão da informação, a relevância de seu papel.