APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Agência Mural completa 10 anos de jornalismo nas periferias com novidades

Agência estreia projeto em Salvador como marca dos dez anos de atuação nas periferias

Image

Magno Borges/Agência Mural

Por: Redação

Opinião

Publicado em 24.11.2020 | 14:45 | Alterado em 24.11.2020 | 19:46

Tempo de leitura: 2 min(s)

 

Em 24 de novembro de 2010, 20 jornalistas, comunicadores, publicitários que viviam nas periferias de São Paulo iniciavam uma jornada que não sabiam ao certo onde daria. Cobrir os bairros onde moravam e publicar todos os dias uma nova história em um blog – o blog Mural.

Desse trabalho nasceu a Agência Mural de Jornalismo das Periferias que completa nesta terça-feira (24) dez anos. Foram milhares de histórias sobre as diversas realidades das periferias de São Paulo e das cidades da região metropolitana.

Chegamos a uma década com a certeza de termos vencido muitas batalhas na quebra de preconceitos sobre as periferias e em denunciar as desigualdades existentes nessas regiões.

Ao mesmo tempo, em um ano tão delicado como 2020, quando a pandemia de Covid-19 escancarou ainda mais a precariedade do Brasil, renovamos nosso compromisso em informar ainda mais sobre todas as periferias, em ressaltar as potencialidades, as redes de solidariedade das favelas, a capacidade de criar em meio às dificuldades.

Seguimos batendo na tecla que não somos carentes, somos agentes da cidade. Seguimos na cobertura que vê todas as regiões como parte detentora dos mesmos direitos, independente da renda, raça ou gênero.

E para reforçar essa cobertura jornalística da quebrada demos um outro passo. Nos próximos dias, correspondentes das periferias de Salvador, na Bahia, irão contar as histórias da cidade mais negra do Brasil.

Nosso projeto piloto mostrará a realidade de sete bairros soteropolitanos com a mesma característica que defendemos desde o início – a ideia do correspondente local, que vive na região, e sabe melhor do que ninguém sobre como cobrir o que acontece ali.

Image

Agência Mural começou como um blog em 2010 @Magno Borges/Agência Mural

Confira a página de Salvador e continue acompanhando nossa cobertura sobre as periferias. E obrigado por seguir conosco ao longo desses 10 anos.

Mural existe porque você nos apoiou até aqui e contamos com você para continuar fazendo jornalismo sobre as periferias, pelas periferias e para as periferias.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE