Ícone do site Agência Mural

Agência Mural participa de seminário no Rio de Janeiro 

Por: Cíntia Gomes
Divulgação

No dia 29 de novembro, o MAR (Museu de Arte do Rio) recebeu o Seminário “O Papel da Comunicação no Enfrentamento à Pobreza”, promovido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com o Canal Futura e a Vale.

O diretor de jornalismo da Agência Mural, Vagner de Alencar, participou do seminário ao lado de Thaís Bernardes, criadora do portal Notícia Preta, de Jéssica Pires, da Maré de Notícias, e de Luciene Kaxinawá, do Canal Futura. Com mediação do jornalista Caco Barcellos, eles debateram sobre o lugar do jornalismo no combate contra a pobreza.

“Na Grande São Paulo, mais de 1 milhão de pessoas vivem em desertos ou quase desertos de notícias. Isso faz com que essas pessoas se comuniquem no boca a boca, ou no que vem da prefeitura, ou que fiquem reféns de fake news”, disse Vagner.

Jornalistas falam sobre o papel da comunicação para enfrentar a pobreza @Divulgação

Ao longo do painel, os participantes falaram sobre como cada iniciativa contribui na redução da desigualdade de representação na mídia. Sobre a Agência Mural, Vagner enfatizou a postura crítica em relação à grande imprensa e a importância de que as periferias sejam observadas por jornalistas que vivem nesses territórios. Além de comentar sobre a capacitação contínua da rede de correspondentes locais.

“Em São Paulo, as grandes redações ainda estão no centro da cidade, onde se concentra o poder político e econômico. Isso vem mudando um pouco, mas ainda são jornalistas que moram nessas regiões, ou seja, estão afastados das periferias”, afirmou o diretor da Mural.

“Isso faz com que as periferias continuem invisibilizadas, continuem sendo quase um algoz da cidade, esse lugar onde reverbera só coisas ruins”, completou.

Vagner de Alencar, diretor de Jornalismo da Agência Mural durante o bate-papo no Rio de Janeiro @Divulgação

O seminário teve ainda um segundo painel, mediado por Leonne Gabriel, jornalista do Canal Futura, com o tema “Caminhos para a construção de uma comunicação legítima e diversa”. Participaram da conversa Gabriel Vieira Santos e Raquel Moraes, do coletivo Serra Pelada Produções, Alemberg Quindins, da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, Regina Tchelly, fundadora da Favela Orgânica, e a atriz, roteirista e criadora de conteúdo Luana Xavier.

O evento teve como público convidados da imprensa, formadores de opinião, representantes governamentais e de instituições sociais,

professores e gestores da educação.

Confira como foi o seminário no Youtube do Futura!

Sair da versão mobile