APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Agência Mural realiza primeiro workshop sobre educação midiática para professores

Image

Por: Ana Beatriz Felicio

Notícia

Publicado em 30.04.2019 | 0:04 | Alterado em 16.05.2019 | 0:09

Tempo de leitura: 2 min(s)

Com o objetivo de debater e ajudar o educador da rede pública a trabalhar questões como mídia, parcialidade e noticia, a Agência Mural realizou no dia 27 de abril o primeiro workshop sobre educação midiática para professores.

O encontro aconteceu na sede da Agência, na zona sul de São Paulo e abordou assuntos como o conceito da educação midiática e a importância da  sua discussão em sala de aula. Trouxe também boas práticas já produzidas e provocou os participantes a realizarem atividades como a produção de  um plano de aula.

Participaram do encontro a editora de projetos, Karol Coelho, as correspondentes Ana Beatriz Felício (Carapicuíba), Ariane Gomes (Osasco) e Larissa Darc (Parque do Carmo). Estiveram presente como convidadas a professora da rede estadual Alessandra Silva de Souza, vencedora em 2012 do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, que reconhece iniciativas propostas em sala de aula, e a jornalista especializada em educação da Revista Nova Escola, Karina Padial, para falar sobre a educação midiática dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Aliando a parte prática com a teoria, o evento permitiu uma grande troca e integração entre os participantes. A professora de comunicação oral e escrita, Erica Franco, que participou da formação explicou que o workshop foi muito importante pelo encontro entre professores que trocaram experiências uns com os outros e pelas dinâmicas propostas pela equipe.

“Esse tipo de encontro é fundamental, porque nós estamos nesse desafio de educar na era digital com suas implicações, tanto de ferramentas como das questões cognitivas, éticas, morais e linguísticas que estão envolvidas”, declara.

O evento foi uma das ações do Mural nas Escolas, projeto que tem como objetivo mostrar que o jornalismo ético e com qualidade possui relevância para a participação cidadã da população, levando o assunto para dentro da sala de aula.

Outra participante, a jornalista e radialista Ananda Oliveira, destacou a relevância do jornalismo e comunicação andarem juntos. “Eu acho muito importante esse intercâmbio entre essas duas áreas que são distintas, mas que têm muito poder de transformação na mão. A gente precisa conversar e dialogar para pensar em ações conjuntas, ganhando força para poder resistir”, comenta.

Image

Participantes do curso “Educação Midiática em sala de aula” (Agência Mural)

receba o melhor da mural no seu e-mail

Ana Beatriz Felicio

Jornalista, curiosa, já foi apresentadora do Próxima Parada. Gosta de conhecer pessoas novas e descobrir o que as motiva a acordar todos os dias. Correspondente de Carapicuíba desde 2018.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE