APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Agentes de saúde usam alto falante para pedir para moradores ficarem em casa em Parelheiros

Profissionais citaram que já houve mortes no Jardim Campinas, e pediram colaboração para os moradores evitarem avanço da doença

Image

Reprodução

Por: Lucas Veloso | Paulo Talarico

Notícia

Publicado em 17.04.2020 | 19:09 | Alterado em 27.02.2024 | 16:22

RESUMO

Agentes estiveram no Jardim Campinas, em Parelheiros, extremo sul da capital, e pediram colaboração para os moradores evitarem avanço da doença

Tempo de leitura: 2 min(s)

O avanço da Covid-19 nas periferias de São Paulo fez alguns agentes de saúde da região de Parelheiros, no extremo sul, irem às ruas e pedirem aos moradores que fiquem em casa. 

A cena foi vista nesta sexta-feira (17). Com alto falante, uma mulher da unidade de saúde do Jardim Campinas, bairro da região, falou sobre o avanço do coronavírus no bairro e a necessidade de apoio para não sobrecarregar os postos de saúde.  

“Temos dois óbitos de Covid em nossa região, temos três casos confirmados aqui no nosso bairro. E temos 67 casos ainda em análise”, disse a profissional. Moradores gravaram a mensagem para compartilhar em grupos de WhatsApp do bairro. “São casos suspeitos, por isso a UBS Campinas pede ajuda aos moradores”, ressaltou.

Na fala, a funcionária pediu para os moradores que puderem fiquem em casa e reforçou as dicas de higiene como lavar as mãos ou utilizar o álcool 70. Também citou a avenida Balneário São José e as ruas Uirapuru do Sertão, Gaspar Leme e Casa Branca, como as que tiveram mais casos notificados. 

Image

Tabela divulgada pela prefeitura nesta semana @Divulgação

Nos últimos dias, a prefeitura divulgou que em Parelheiros houve 7 mortes de Covid-19. Também apontou que na última semana teve outros cinco óbitos suspeitos de terem sido ocasionados pelo novo coronavírus. 

No entanto, a prefeitura tem dificultado o acesso a dados sobre as periferias da capital e não tem dito quantos casos estão confirmados em cada região. 

A orientação para os moradores é de que quem tenha sintomas graves, como falta de ar, procure uma unidade de saúde na cidade

Image

Região fica entre Grajaú e Parelheiros @Arquivo Pessoal

Ações para pedir que as pessoas fiquem casa também ocorreram em outras periferias da capital. Em Guaianases, na zona leste, a Polícia Militar fez algumas rondas pelo bairro. Alguns moradores comentam que os agentes orientaram pessoas que estavam reunidas em grupos para jogos de cartas a voltarem para casa. No entanto, assim que os policiais se afastaram, a reunião voltou a acontecer.

VAQUINHA PARA CONSCIENTIZAÇÃO

Também na zona leste, o assistente social Marcelo Oliveira Martins, mais conhecido por Celo, divulgou no Whatsapp uma campanha para arrecadar R$1.000. O objetivo dele era pagar um carro de som pelas ruas da Cidade Tiradentes, Cohab ll e Guaianases conscientizando os moradores sobre a importância do isolamento social contra a Covid-19.

“A Cidade Tiradentes está nas ruas, infelizmente. Eu, Celo já estou em quarentena há mais de 25 dias. Em nosso carro, a recomendação é para que apenas o motorista esteja no veículo. Informar o povo se faz muito necessário”, comenta.  

O áudio ainda orienta sobre o uso da máscara para a contenção do vírus, e indica os coletivos locais que estão fazendo a distribuição de alimentos. 

receba o melhor da mural no seu e-mail

Lucas Veloso

Jornalista, cofundador e correspondente de Guaianases desde 2014.

Paulo Talarico

Diretor de Treinamento e Dados e cofundador, faz parte da Agência Mural desde 2011. É também formado em História pela USP, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico em locução para rádio e TV.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE