• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Artistas das periferias dão dicas de música, cursos e festival no Instagram; ouça o podcast

Os artistas independentes contam o que têm feito durante a quarentena

Será que dá pra encarar pandemia de uma maneira mais leve? O “Em Quarentena” trocou uma ideia com artistas independentes das periferias da região metropolitana de São Paulo para saber o que eles têm feito durante a quarentena e quais dicas têm para compartilhar.

E para amenizar os dias difíceis por conta do novo coronavírus, eles compartilham poemas, dicas de cursos e até um festival de música no Instagram. 

O programa foi iniciado com um trecho de uma poesia do seu Zé, um poeta de Suzano, município da Grande São Paulo. “Em meio ao caos, faça da sua casa um cais. E se puder, ame mais”. (ouça a partir de 00:01)  

Jacson Domingos, de Cotia, região metropolitana de São Paulo, também deixou sua mensagem. “Na pandemia da ignorância até existe vacina, pintura, teatro, dança, literatura, música e amor. Todos os tipos de poesia. Ficar no lar para a vida do outro respeitar. E quando a tempestade passar, o respeito continuar”. (a partir de 01:00)

Jairo Pereira, vocalista e um dos fundadores da banda Aláfia, contou o que anda fazendo durante o isolamento social. Estou tentando aprender violão, que nunca foi uma coisa fácil pra mim, e ficando com a família. Busco, às vezes, quando consigo, meditar. São muitas coisas acontecendo”. (a partir de 01:30)

A cantora Ana Cacimba, que mora em Diadema, Grande São Paulo, também compartilhou que está aprendendo a tocar um novo instrumento. sobre o que está aprendendo. “Estou estudando pífano, que é um instrumento que estava meio jogado no canto porque eu não tinha tempo. Eu tô acompanhando algumas aulas pelo YouTube, e achei legal uma vídeoaula do Felipe Gomide, que é do bloco de pífano de SP”. (ouça em 02:00)

Outra cantora que falou sobre um curso online que está fazendo foi Thais Aguiar, de Mauá. “Tô fazendo um curso de formação em constelação sistêmica, online. […] Existem muitos canais educativos na internet e acho que é muito importante que neste momento a gente venha a se munir de conhecimento”.  (em 02:36)

O cantor Jotapê, de Osasco, comentou sobre os shows que está fazendo pelo Instagram. “Tem um festival de música que tá rolando, chamado ‘Fico em casa BR’, onde um monte de artistas muito foda, sejam independentes ou artistas consagrados, estão participando em formatos lives. Dez horas de programação diária. O festival está muito bacana”. (ouça em 03:10)

Jotapê falou também sobre listas no Spotify de artistas independentes. “Eu montei uma playlist no meu perfil do Spotify só de artistas independentes para vocês seguirem”. (em 03:37)

O professor do projeto Pequenos Músicos, de Mogi das Cruzes, Matheus Martins, deixou uma dica. “A minha dica de hoje é entrar no YouTube e [buscar] Sinfônica Mogi. Tem vários vídeos, tanto da Orquestra, da Banda Sinfônica, quanto dos nossos pequenos, aqui de Mogi, tocando. É muito legal e uma experiência muito boa”. (em 03:51)

E o podcast da Agência Mural encerrou o episódio dedicado aos artistas das periferias com a música ‘Quanto Tempo’, do cantor Locaut, que também deixou um recadinho.

“Nesta quarentena estou tentando transformar meus dias tensos em dias intensos. Sabe como? Produzindo novos sons, escrevendo bastante, lendo aquele livro que comprei há meses. E essa é a dica que vou deixar para você. Neste momento tente investir em algo novo, algo que sua procrastinação não deixava você fazer”. (em 04:45)

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #05: Artistas das periferias dão dicas de música, cursos e festival no Instagram.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários