APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Artistas se despedem de Marina Pinto, a ‘guerreira da cultura’ de Guarulhos

Ex-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, fotógrafa e multiartista guarulhense, Marina morreu aos 51 anos

Image

Isabelle Andrade

Por: Mateus Fernandes

Notícia

Publicado em 26.05.2022 | 18:43 | Alterado em 27.05.2022 | 15:10

Tempo de leitura: 2 min(s)

‘’Me chamam de guerreira da cultura, mas reforço, só se for por guerras coletivas. A cultura é minha batalha, mas jamais individual”. Era assim que a curadora de arte Marina Pinto, 51, definia a atuação e a busca por mostrar os trabalhos de artistas de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Criada no Jardim Bonsucesso e idealizadora do Coletivo Fotógrafas Guarulhenses, Marina morreu na última segunda-feira (16), após ter tido sequelas pulmonares decorrentes da Covid-19.

No hospital, Marina chegou a postar uma mensagem de que vivia uma batalha pessoal, mas jamais sozinha.

Desde semana passada, artistas e coletivos culturais da cidade têm homenageado a trajetória de Marina, que lutou para potencializar os trabalhos artísticos feitos por profissionais do município.

A última produção da multiartista foi o documentário “Terra de Fé” lançado em 2021, e que se tornou um legado para os movimentos sociais da região. Nele, Marina trouxe fotografias das tradições e costumes do bairro do Bonsucesso.

Marina Pinto e artistas de Guarulhos @Isabelle Andrade

A multiartista também foi responsável por promover a vinda de mais mulheres para o campo da fotografia na cidade.

Em março de 2018, no Dia Internacional das Mulheres, o movimento lançou o 1º Acervo de Fotógrafas de Guarulhos, pelo desejo de valorizar as experiências artísticas e divulgar os trabalhos fotográficos das mulheres da cidade.

O projeto da Grande São Paulo tornou-se um marco no âmbito da arte, para mulheres que tiram das imagens seu sustento. A iniciativa permanece ativa com mais de 20 profissionais do público feminino.

“Crescemos por meio desse movimento, e vamos honrar a luta dela, conectando outras mulheres pela cidade”

Janaina Reis, do Coletivo Fotógrafas Guarulhenses.

Marina também atuou ao longo da carreira no FunCultura (Conselho de Fundo Municipal de Cultura), responsável pela aprovação de projetos em prol à cultura do município. A “Guerreira da Cultura”, como era apelidada, atuou por mais de 30 anos âmbito artístico da cidade, em diversos setores públicos, privados ou sem fins lucrativos.

Homenagens

O movimento de artistas independentes do bairro do Bonsucesso, local onde Marina cresceu e se desenvolveu no meio do audiovisual, articulou homenagens pela cidade para divulgar o legado da Curadora de Arte.

No último domingo (22) o Movimento Cultura e Tradição conectou artistas da região para celebrar a vida e obra da curadora – o evento contou com músicos como Otavio Ventura, Thiago Cavalcante e Zenon & Nascimento, além de recitação de grupos literários de prosa e poesia da cidade.

“Sua existência está eternizada em cada esquina, sarau ou movimento cultural em Guarulhos’’, diz o coordenador do Movimento Cultura e Tradição, Marcos Lins, 46. ‘’Ela amava a arte, e encontramos por meio da música e dança uma forma de celebrar o seu legado.”

No próximo domingo (29) Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos retoma suas atividades presenciais, recebe os artistas guarulhenses Victor Cali e o grupo As Despejadas. O concerto será dedicado em homenagem à Marina Pinto.

Marina deixa as irmãs Mércia e Márcia. As obras e registros dela podem ser acessados por meio de suas redes sociais.

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos

Endereço: R. Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade, Guarulhos

Quando: Domingo (29), às 17h

receba o melhor da mural no seu e-mail

Mateus Fernandes

Favelado metido a palestrante, contrariando as estatísticas por aí! Graduando em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu. Coordenador do Cursinho Popular Cora Coralina. TEDx Speaker de GRU/SP. Apaixonado pelo rap e o funk. Correspondente de Guarulhos desde 2021.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE