• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Biblioteca de Parelheiros tem livros guardados por moradores enquanto busca nova sede

Espaço funcionou por 10 anos dentro de cemitério do bairro e abrigava coleção com mais de 5 mil livros

A Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, em Parelheiros, zona sul de São Paulo, não funciona mais no cemitério do bairro. Famosa pelos eventos culturais e por ter sido instalada durante 10 anos na Casa do Coveiro, a biblioteca precisou sair do espaço no começo do ano, depois que os gestores foram intimados a retirar os livros do terreno.

Desde então, a equipe iniciou uma campanha que convida os moradores de Parelheiros a receberem parte do acervo de 5 mil livros nas próprias casas e se tornarem uma espécie de “guardiões das obras”. Tudo isso enquanto a biblioteca não encontra uma nova sede fixa. Neste episódio do Próxima Parada, a gente bate um papo com dois moradores de Parelheiros para entender melhor essa história.

Produzido pela Agência Mural e distribuído exclusivamente pelo Spotify, o Próxima Parada conta com a colaboração da nossa rede de correspondentes locais dos bairros periféricos da Grande São Paulo. Para ouvir o episódio, basta clicar neste link do programa e se cadastrar gratuitamente no aplicativo.

De segunda a sexta-feira, sempre no final da tarde, um novo episódio fica disponível. Ali, os apresentadores e repórteres Gabriela Carvalho e Rômulo Cabrera contam histórias, analisam fatos e apontam possíveis soluções para as demandas das quebradas. A edição de som é da Pammela Gentil, a distribuição nas redes sociais da Ingrid Fernandes e a coordenação geral do podcast é do Vagner de Alencar.

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários