Ícone do site Agência Mural

Quais os espaços de brincar em Cidade Tiradentes?

Por: Léu Britto

Correr, pular, jogar bola, empinar pipa, desenhar, brincar na casa de amigas e amigos, e, se divertir nas áreas de lazer do bairro. Essas atividades podem até parecer simples, mas são direitos das crianças, que tem no brincar seu principal compromisso.

Mas nas periferias das cidades, o ato de brincar pode ser permeado de outros desafios. A Agência Mural visitou quatro famílias em duas ocupações e Cohabs (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo) de Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo, para entender como e se as crianças da região têm seu direito ao brincar garantido.

Ocupação Leonardi

Quem cruza a avenida Souza Ramos, em Cidade Tiradentes, encontra uma paisagem muito particular: em ambos lados da via é possível identificar ocupações por moradia.

Uma delas é a Ocupação Leonardi, nome esse dado ao terreno da antiga empresa de construção dona do espaço. Vigas de concreto abandonadas pela empresa no terreno da ocupação, que já causaram problemas sérios aos moradores.

‘Tem parque, mas sem estrutura’

A oferta de locais de lazer, cultura e entretenimento para crianças não é grande em Cidade Tiradentes, segundo moradores do distrito.

“Durante as férias ela está brincando mais em casa, devido aos altos custos de sair para longe”, diz a professora Vanessa Cristina de Oliveira, 44, sobre as opções de lazer para sua filha Julia Victoria de Oliveira, 5.

Na ocupação Nós na Luta, brincar é coisa séria

Uma das líderes comunitárias da ocupação “Nós na Luta”, localizada na divisa entre Cidade Tiradentes e Guaianazes, exibe com orgulho a conquista coletiva para assegurar às crianças o direito de brincar.

Em 2021, Maria Edvania Souza, 30, se uniu a outras mulheres para ocupar um terreno particular que estava vazio há anos e soma R$ 23 mil em dívidas de IPTU. Além de moradias, ela almejam que o poder público dê suporte às famílias. Mesmo sem recursos, elas realizaram um dos seus principais planos: organizar uma brinquedoteca para as crianças da ocupação.

Sair da versão mobile