APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Carolina Maria de Jesus no Instagram; ouça o podcast

Dicas do que vai rolar no fim de semana, para curtir do sofá de casa

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 18.09.2020 | 15:08 | Alterado em 18.09.2020 | 15:08

Tempo de leitura: 2 min(s)

Toda sexta-feira, o “Em Quarentena” traz para você o Rolê no Sofá. O objetivo é contar o que está rolando ou vai rolar de mais legal no fim de semana para que você possa curtir do sofá de casa, enquanto segue em isolamento social. Tem dicas de música, lives, cinema, literatura e etc. 

O episódio foi aberto com um trechinho da obra “Quarto de Despejo”, da escritora Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil e considerada uma das mais importantes escritoras do país.

“Será que Deus sabe que existem as favelas e que as crianças não suportam a fome”. (ouça a partir de 00:01)

Essa obra de Carolina foi publicada em 1960 e foi traduzida para mais de 13 idiomas. Lucas Veloso, repórter da Agência Mural,  falou um pouco mais sobre o livro. 

“É uma verdadeira obra-prima. Uma autobiografia de Carolina de Jesus na qual ela narra o dia a dia nas comunidades pobres da cidade de São Paulo. Em seus relatos, ela descreve a dor, o sofrimento, a fome e as angústias dos favelados e mudanças pelas quais passavam as favelas”. (a partir de 00:25)

O programa segue indicando o projeto “Diário de uma favelada” que foi criado pelos estudantes Thallis Sousa, de São Mateus, da zona leste de São Paulo, e Leonardo Felipe, de Osasco.

Apaixonados pela publicação de Carolina, os estudantes têm publicado trechos da obra no Instagram. Como os diários têm data, as publicações dos trechos ocorrem no dia e mês em que eles foram escritos. 

Veloso explicou. “O primeiro relato foi escrito em 15 de julho de 1955. A primeira postagem deles no Instagram foi também em 15 de julho deste ano. Desde então, eles postam acompanhando as datas e já estão no segundo ano dos diários”. (ouça em 01:25)

Para encerrar, o repórter recomenda que para saber mais sobre a vida de Carolina de Jesus, você faça uma busca no Youtube. Por lá você vai encontrar vários vídeos e documentários sobre ela. 

Se quiser compartilhar algum rolê, indicar filme ou outra dica pra quarentena, envie para o zap da Agência Mural: 11 97591 5260.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #19 – Segunda Temporada: Carolina Maria de Jesus no Instagram no Rolê no Sofá.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE