APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Como foi o adeus para minha tia durante a pandemia

Correspondente da Mural na zona leste de São Paulo narra como as medidas de restrição mudaram a despedida de um familiar

Image

Magno Borges/Agência Mural

Por: Raquel Porto

Crônica

Publicado em 27.03.2020 | 9:41 | Alterado em 27.02.2024 | 16:22

RESUMO

Correspondente da Mural na zona leste de São Paulo narra como as medidas de restrição mudaram a despedida de um familiar

Tempo de leitura: 3 min(s)

O ato de velar os corpos de entes queridos, homenageá-los, enterrá-los, cremá-los é encarado de formas diferentes em diversas culturas pelo globo desde que o mundo é o que é. 

Mas em situações adversas esse ritual pode sofrer algumas mudanças que fazem o adeus ser ainda mais doloroso. E é o que aconteceu com minha família e já começa a ser uma nova rotina em velórios no Brasil e em outros países que foram atingidos pelo covid-19.

No dia 19 de março a minha família perdeu tia Ester com 68 anos. Uma mulher de Laranjeiras, Sergipe, que veio para São Paulo com a sua família na década de 1970. Nordestina aguerrida, profissional da saúde, mãe zelosa e batalhadora. Lutou muito, mas perdeu uma grande batalha para um câncer. 

Se já não fosse triste o suficiente, piorou quando nos demos conta de que ela morrera durante uma pandemia mundial e que a despedida seria restrita.

Image

Despedida de entes queridos tem regras como apenas 10 pessoas poderem comparecer @Magno Borges/Agência Mural

Cada país adotou uma forma de lidar com os velórios e enterros durante a fase de isolamento. Alguns não permitem nenhum familiar. 

Aqui no Brasil, mais especificamente em São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde informou por meio de decreto que os velórios e enterros devem se restringir a 10 pessoas ao todo. Os velórios serão limitados a uma hora de duração e em casos confirmados de coronavírus, os caixões devem ser lacrados.

E com a minha tia foi assim, com caixão aberto ela foi velada no cemitério da Vila Formosa, zona leste de São Paulo, rapidamente por quem pôde dar o seu último adeus: apenas alguns irmãos, os filhos, poucos sobrinhos e amigos. 

VEJA MAIS:
Confira a cobertura especial sobre o coronavírus e as periferias
Empregadas narram rotina de trabalho e precisam escolher entre emprego e risco a Covid-19
Nos trens e nos ônibus: os cuidados para quem não pode evitar o transporte público
Prefeitos do ABC recuam e transporte público será mantido com 50% de circulação

Um número que dava para contar nos dedos das duas mãos. Além disso, não se podia ficar por muito tempo na sala onde estava o caixão no pouco tempo em que este foi velado.

Meu pai, bem como outros tios e tias, também irmãos de tia Ester, não puderam estar presentes, por escolha e orientação dos demais familiares. Eles fazem parte do grupo de risco, formado sobretudo por idosos, hipertensos, diabéticos e outras doenças imunodepressivas. Não puderam viver esse ritual de passagem para se despedir. Evitaram se arriscar numa possível luta contra um vírus bastante perigoso.

CORONAVÍRUS

O coronavírus teve o seu berço oficial na cidade chinesa de Wuhan em dezembro de 2019 e de lá para cá milhares de pessoas foram infectadas e outras milhares morreram. A Itália, um dos países mais afetados pelo covid-19, tem mais de 8 mil mortes até o momento. 

O Brasil contabiliza atualmente 77 mortes e a forma como os países têm lidado com esses corpos demonstra o quão cruel um vírus pode ser.

De acordo com os cientistas, o covid-19 não nos deixará tão cedo. Aqui no Brasil ainda nem entramos na fase de pico das transmissões e outros infectados e outras mortes ainda irão acontecer. 

O que podemos fazer é seguir as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), ficarmos isolados o máximo que pudermos, termos os cuidados básicos de higiene de lavarmos bem as mãos, usarmos álcool em gel e protegermos os nossos velhinhos.

Nós da minha casa não pudemos dar esse até logo para a tia Ester. Muitos também não poderão nesse momento. A dica que dou é que por mais triste que possa parecer, que façamos as homenagens mesmo à distância. 

Aqui vou ficar com saudade e boas lembranças de uma tia arretada demais, vaidosa, formosa, e que nos fazia pirar de curiosidade, pois tinha um cérebro dentro de um recipiente com formol em seu consultório. E esse relato é a minha forma de homenageá-la. É como diz Emicida: “Escrevo como quem manda cartas de amor”.

Como pesquisar a unidade de saúde em caso de suspeita de coronavírus

receba o melhor da mural no seu e-mail

Raquel Porto

Jornalista, pós-graduanda em Gestão Ambiental. Militante feminista engajada nas pautas de direitos humanos, meio ambiente, educação e cultura. Ama carnaval, cinema, música, séries, novelas, livros e HQs. Correspondente da Cidade Líder desde 2018.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE