• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Crianças contam como é estudar em casa durante a pandemia; ouça o podcast

Desde o dia 22 de abril, 3,5 milhões de estudantes da rede pública estão tendo aulas à distância

Se antes a TV era só pra ver desenho, agora por causa do coronavírus ela está sendo o principal canal de estudo para 3,5 milhões de estudantes da rede pública, que estão tendo aulas à distância desde o dia 22 de abril.

Neste episódio o Em Quarentenaouviu alunos e seus responsáveis para saber como estão lidando com a nova rotina e o ensino virtual. 

João Vitor tem 8 anos e mora em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Ele está no terceiro ano do ensino fundamental e narrou sua nova rotina. “Tenho que acordar, escovar os dentes, limpar os olhos e fazer lição. Depois como alguma coisa e descanso”. (ouça a partir de 00:01)

A mãe dele, Iraci, falou que as coisas não estão sendo tão simples como ela imaginava. “Tem que colocar ele na frente da televisão e ficar explicando, porque sozinho ele não vai entender. É meio complicado”. (a partir de 00:59)

Ela reforçou que João precisa ter um responsável ao lado durante as aulas virtuais. “A professora dele está acompanhando também. Mas é como eles falam, tem que ficar a criança e um adulto acompanhando ela nas aulas”. (ouça em 01:12)

Gilmar, pai de João, é quem o acompanha durante as aulas. Ele disse que não está tendo dificuldades para interpretar as lições e, assim, ajudar o filho. Mas alertou que para alguns pais, que não sabem ler ou escrever, por exemplo, essa tarefa pode estar sendo difícil. 

“Como vão educar os filhos pela televisão e pela internet, sendo que eles não tem esse manuseio? Fica minha minha pergunta. Porque para alguns vai ser fácil, mas para outros não”. (em 01:28) 

Juliana, que vive em Pirituba, na zona oeste de São Paulo, contou que também está se esforçando para ajudar nas lições a prima Cecília, 10. Ela comentou que não recebeu orientação nenhuma da escola de como acessar os conteúdos.

“Dá pra fazer tanto no notebook, quanto pelo celular. Só que isso não foi divulgado nem no jornal, nem na internet e nem na escola. Você liga na escola [pra saber] e eles dizem para procurar na internet”. (em 02:07)

Cecília está no quinto ano em uma escola pública municipal. Ela disse que está sentindo o ritmo das aulas virtuais muito acelerado. “A minha professora é muito rápida. Eu tinha acabado de fazer um montão de lição que ela e outros professores tinham mandado e ela já enviou outra”. (em 03:08)

Os correspondentes da Agência Mural Cíntia Gomes e Lucas Veloso fizeram uma reportagem contendo estas e outras histórias de alunos e seus responsáveis falando sobre a rotina das aulas à distância. 

E no episódio 34 o “Em Quarentena” trouxe o relato de professores sobre essa as aulas virtuais. O título é “Ser professor em tempos de pandemia”. 

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #41: Crianças contam como é estudar em casa durante a pandemia.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários