APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Léu Britto/Agência Mural

Por: Cleberson Santos

Notícia

Publicado em 25.03.2022 | 17:42 | Alterado em 25.03.2022 | 17:46

Tempo de leitura: 3 min(s)

A informação de que a cantora Rihanna viria acompanhar o namorado A$ap Rocky na apresentação dele no festival Lollapalooza Brasil, neste fim de semana em São Paulo, tomou conta das redes sociais nos últimos dias.

E não foi só pelo fato de que ela está na fase final da gravidez e que havia chances de o bebê nascer por aqui. Mas principalmente por uma suposta lista de exigências feita pelo casal, divulgada pelo colunista Léo Dias, do portal Metrópoles.

Além de uma série de quitutes tipicamente brasileiros, a lista incluía também uma visita a Neo Química Arena, o estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste da capital.

Apesar de ser o principal ponto turístico da região, a casa do Alvinegro Paulista não é a única atração disponível para Rihanna e A$ap na última estação da Linha 3-Vermelha do Metrô (e nos distritos vizinhos: Parque do Carmo, Cidade Líder e José Bonifácio).

A Agência Mural listou outros lugares que valem uma visita não só do casal mais hypado do momento, mas também de todo mundo que deseja dar um rolê em Itaquera. Se liga!

1. Leandro de Itaquera

Tradicional escola de samba da região, é também um dos símbolos da presença e influência da população negra itaquerense. No momento, a Leandro está na reta final das preparações para os desfiles de carnaval em abril. A escola está no Grupo de Acesso, a “segunda divisão” do carnaval paulistano.

Serviço

Endereço: Rua Ademir Roldan, 80

Horário de funcionamento: Necessário consultar a agenda para saber quando há ensaios e eventos

2. Igreja Nossa Senhora do Carmo

Fundada em 1938, é uma das mais tradicionais igrejas do bairro e também tem influência na história da população negra de Itaquera. Pároco da igreja há 40 anos, o padre Paulo Sérgio tem um histórico de engajamento nas lutas populares da comunidade.

Serviço

Endereço: Largo da Matriz, S/N

Horário de funcionamento: Aberta todos os dias, das 9h às 18h

3. Parque do Carmo

O 1,5 milhão de m² de área verde do Parque do Carmo já serviu como casa de veraneio para diversas famílias da elite paulistana. Isso até o ano de 1976, quando o parque foi inaugurado, oferecendo à população espaços como o Museu do Meio Ambiente e o Planetário, além do tradicional Festival das Cerejeiras, no mês de agosto.

Léu Britto/Agência Mural
Serviço

Endereço: Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias, das 5h30 às 20h

4. Parque Raul Seixas

Homenageando o “rei do rock brasileiro”, o parque no Conjunto José Bonifácio é uma área arborizada em meio a Cohab 2, um dos pontos mais importantes da história de Itaquera. O lugar também abriga a Casa de Cultura Raul Seixas que, desde 1989, oferece oficinas e programação cultural à comunidade.

Serviço

Endereço: Rua Múrmurios da Tarde, 211

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias, das 6h às 18h (a Casa de Cultura não abre às segundas-feiras)

5. Casa do Chefe da Estação

O lugar que servia de moradia para os controladores dos trens de carga da centenária Estação Férrea de Montenegro foi revitalizado e aberto à comunidade com o nome “Centro Cultural Casa de Memória”. Lá acontecem eventos como palestras, oficinas e eventos culturais… como um pocket show de uma diva pop, quem sabe?

Serviço

Endereço: Rua Antônio Carlos de Oliveira César, 97

Horário de funcionamento: Aberta de segunda a sábado, das 10h às 18h

6. Okupação Coragem

Também na região do José Bonifácio, a Okupação é um espaço que respira hip hop. Inclusive, o Coragem do nome na verdade é uma sigla para Coletivo de Ocupação e Revitalização, Arte, Grafite, Educação e Música.

Serviço

Endereço: Rua Vicente Avelar, 53

Horário de funcionamento: Aberto de quarta a domingo, das 14h às 20h

7. Parque Marisa

Com 35 anos de atividade em Itaquera, o Marisa é o principal parque de diversões de toda a zona leste de São Paulo. Ao todo, o espaço conta com 20 opções de brinquedos, com direito a bate-bate, montanha-russa, trem fantasma e roda-gigante. Ou um carrossel, algo mais leve para uma gravidinha como a Rihanna.

Reprodução/Facebook/Parque Marisa
Serviço

Endereço: Rua Doutor Aureliano Barreiros, 183

Horário de funcionamento: Aberto aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 23h

Para saber mais sobre a história de Itaquera e conhecer um pouco mais dessas sugestões, ouça o episódio do Próxima Parada:

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cleberson Santos

Correspondente do Capão Redondo desde 2019. Do jornalismo esportivo, apesar de não saber chutar uma bola. Ama playlists aleatórias e tenta ser nerd, apesar das visitas aos streamings e livros estarem cada vez mais raras.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE