• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Desmentindo fake news sobre o coronavírus; ouça o podcast

Ouvintes compartilham notícias que os deixaram na dúvida sobre a veracidade do conteúdo

São tantas as notícias que circulam nas redes sociais sobre a Covid-19 que fica difícil identificar o que realmente é verdadeiro ou falso. 

Em maio, o “Em Quarentena” investigou e desmentiu algumas notícias falsas sobre o coronavírus que já circulavam em grupos de aplicativos e redes de relacionamentos. 

Desta vez, o podcast da Agência Mural retoma o assunto porque informações falsas seguem sendo compartilhadas nesses grupos e têm deixado muitas pessoas na dúvida sobre a veracidade do conteúdo. 

Dentre as fake news que circulam, três foram enviadas pelos ouvintes do programa e verificadas em agências de checagem, que desmentiram as informações compartilhadas. São elas: a melancia contaminada de coronavírus, a receita milagrosa envolvendo beber água e a não eficácia do uso da máscara. 

A primeira delas, desmentida em 19 de maio pelo site “boatos.org”, afirma que os chineses estão contaminando as melancias com coronavírus para fazer com que todo mundo seja infectado. O áudio foi enviado por Dona Efigênia, que tem 63 anos e mora em Carapicuíba, na Grande São Paulo. “Eu vou te mandar uma mensagem aí e você especula para saber se é verdade ou mentira. Porque eu acho que é fake”. (ouça a partir de 00:45

Mesmo suspeitando que se tratava de uma mentira, ela ficou com receio porque seu pai, que também é idoso, ama melancia. 

Outro conteúdo falso que anda circulando nas redes diz que beber água de 15 em 15 minutos “empurra” o vírus da garganta direto para o estômago, como se fosse uma receita milagrosa contra o coronavírus. A mensagem foi desmentida, no dia 3 de abril, pelo Ministério da Saúde. 

Paulo, que mora em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, desconfiou da informação e resolveu pesquisar sobre. “Então eu ouvi logo no começo do corona que beber bastante água ajudaria no combate e não tem nada a ver, pois eu fui pesquisar e vi que não tem nada a ver. É fake!”. (a partir de 01:47

Já Camila, que mora na cidade de Guarulhos, compartilhou uma dúvida sobre a eficácia do uso de máscara. “A minha mãe viu um post no facebook falando que usar máscara não adiantava nada, que o vírus poderia entrar pelos buraquinhos da máscara e pela lateral. Então eu queria saber se vocês podem verificar se realmente a máscara funciona ou não como proteção”. (em 02:37)

Quem desmentiu essa informação foi a plataforma de checagem do G1, que se chama FATO ou FAKE, no dia 16 de junho.

O “Em Quarentena” também já falou sobre o uso de máscaras, no episódio de número 39, e sempre lembra que embora as máscaras não sejam uma proteção 100% eficaz contra o coronavírus, elas reduzem muito as chances de contágio. 

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #58 – Desmentindo fake news #2: Melancias contaminadas com coronavírus pelos chineses? 

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast. 

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários