Ícone do site Agência Mural

É falso que grupo sul-coreano BTS pediu votos para Bolsonaro em Assembleia Geral da ONU

Por: Evelyn Fagundes

Circula em grupos de WhatsApp em Guarulhos, na Grande São Paulo, uma imagem de um monitor que transmite o telejornal Estúdio I, da Globo News, exibindo um trecho da Assembleia Geral da ONU.

Na cena, um dos integrantes do grupo sul-coreano BTS discursa com seus colegas, enquanto a legenda do programa aponta que a banda de K-Pop estaria pedindo para que os jovens votem em Bolsonaro. Confira a seguir a verificação:

73ª ASSEMBLEIA GERAL DA ONU

EM DISCURSO, GRUPO BTS PEDE PARA OS JOVENS VOTAREM EM BOLSONARO

Legenda divulgada em imagem que circula nos grupos de WhatsApp

A informação analisada pelo projeto Papo Reto no Zap é falsa. O líder da banda BTS, Kim Namjoon, cujo nome artístico é RM, não pediu votos para Bolsonaro em seu discurso na 73ª Assembleia da ONU, conferência que ocorreu entre 18 de setembro e 1º de outubro de 2018.

Em 24 de setembro daquele ano, o cantor discorreu sobre experiências pessoais de superação e estimulou os jovens a terem amor próprio, autoestima e esperança. Em nenhum momento mencionou Bolsonaro.

De acordo com o trecho original do programa publicado no site do G1, o letreiro inferior na tela é diferente do enunciado do conteúdo manipulado. A legenda verdadeira é: “Em discurso, grupo BTS pede para os jovens se aceitarem como são”.

O vídeo da fala de RM está disponível no canal oficial das Nações Unidas no YouTube e tem pouco mais de sete minutos. No início de sua apresentação, o cantor mencionou o projeto que seu grupo musical desenvolveu com a Unicef sobre o amor verdadeiro começar com o amor próprio.

“Não importa quem você é, de onde você vem… apenas fale por si mesmo. Encontre seu nome e encontre sua voz falando por si mesmo”, disse o líder do BTS no discurso.

A imagem do grupo de K-Pop já foi utilizada em fake news vinculadas a Bolsonaro anteriormente. Em 2021, também durante a Assembleia Geral da ONU, a Lupa desmentiu um post publicado no Facebook que afirmava que o discurso de Kim Namjoon elogiava o governo Bolsonaro.

Segundo a Lupa, durante a fala, o grupo incentivou a vacinação contra o coronavírus, falou sobre o poder dos jovens em transformar o mundo e também sobre mudanças climáticas.

Sair da versão mobile