Ícone do site Agência Mural

É falso que jornal O Globo divulgou resultado do segundo turno antes da votação

Por: Evelyn Fagundes

Circula em grupos de WhatsApp em Guarulhos um vídeo em que um homem mostra dados divulgados no dia 27 de outubro com o resultado da votação do segundo turno das eleições para presidência da República e governo dos estados. No vídeo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 51,2% dos votos e Jair Bolsonaro (PL) com 48,8%.

Confira a verificação do conteúdo:

Pessoal, se vocês puderem me explicar. Isso aqui está no site da Globo. Eles tiraram agora do O Globo. Olha a data, vinte e sete do dez, onze e cinquenta e nove. Olha a eleição aí, ó. Eles já estão com o resultado da eleição pronto. Tanto para presidente, quanto para todos os estados. Só que eles apagaram. Eu tenho o print do domínio deles, de tudo. Então, compartilha aí se você acha certo ou errado. Gente, isso é normal?!

Transcrição da fala em vídeo compartilhado pelo WhatsApp

O conteúdo analisado pelo projeto Papo Reto no Zap é falso. O jornal O Globo não exibiu os resultados da votação do segundo turno. O que aconteceu, de acordo com comunicado emitido pelo próprio portal, foi um teste da plataforma que seria utilizada para exibir os dados no dia da apuração.

Ainda segundo o veículo, esse teste utilizou dados hipotéticos da votação dos candidatos do segundo turno. A exibição do teste ao público aconteceu por engano.

O Globo afirmou que esse tipo de teste é feito em todas as eleições, pois, antes do dia de votação, “a área de tecnologia do jornal precisa realizar testes que assegurem que o sistema funcione a contento no dia da eleição. Para isso, dados são inseridos para verificar se o sistema está funcionando”.

Segundo o portal, essa testagem no ambiente é feita por diversos outros veículos de comunicação, mas não deveria ter sido exibida publicamente.

O jornal pediu desculpas pelo erro e reforçou na declaração publicada em 27 de outubro que não havia dados do TSE, uma vez que a votação em segundo turno aconteceria somente no dia 30.

O próprio site da Justiça Eleitoral publicou um comunicado desmentindo a peça sobre a antecipação dos resultados. A Lupa também verificou o material.

Sair da versão mobile