Ícone do site Agência Mural

Editor da Agência Mural participa de encontro sobre Liberdade de Imprensa

Por: Cíntia Gomes

Para celebrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a 4ª edição do Redação Aberta recebeu na Casa do Povo, no dia 2 de maio, a especialista norte-americana Jane Kirtley, da Faculdade de Jornalismo da University of Minnesota e diretora-executiva por 14 anos do The Reporters Committee for Freedom of the Press, o jornalista Vagner Alencar, da Agência Mural, e a jornalista Nina Weingrill, da Énois.

O Brasil caiu três posições no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa e está no 105º lugar, em uma lista que analisa 180 países.

Para discutir sobre Liberdade de Imprensa na Era Digital, os participantes falaram sobre sua atuação e sobre os desafios do jornalismo na atualidade, a importância da liberdade de imprensa na manutenção da democracia, a credibilidade no jornalismo e a difusão de informações falsas.

Vagner de Alencar durante encontro sobre Liberdade de Imprensa na Era Digital (Divulgação)

“Os ataques a imprensa está aumentando no mundo. O mensageiro muitas vezes leva a culpa. É uma época perigosa para ser jornalista”, afirmou Jane.

Já para Alencar, “a liberdade de imprensa não é centrada nos jornais, mas nos cidadãos para que se enxerguem e tenham senso crítico e se sintam representados”.

E Nina complementa: “a gente trata a liberdade de imprensa nos grandes veículos, mas quando a gente olha para mídia independente, que cobre o território, quem está olhando para a liberdade deles que cobrem alguma denúncia? Quando é um morador e alguém do território, quem está defendendo esse jornalista de território?”, questiona.

O Consulado dos EUA convidou alguns participantes e perguntou “O que significa liberdade de imprensa para você?” e produziu um vídeo com as respostas para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa – celebrado no dia 3 de maio.

Sair da versão mobile