APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Em Guarulhos, Carlos Stenio faz artes no Instagram para ensinar biologia

Estudante de biologia, ele criou o Biologia Aplicada, para explicar para crianças sobre ciências naturais; nas últimas semanas também trouxe conteúdo sobre a Covid-19

Image

Por: Jéssica Souza

Notícia

Publicado em 25.06.2020 | 12:02 | Alterado em 25.06.2020 | 19:17

RESUMO

Estudante de biologia, ele criou o Biologia Aplicada, para explicar para crianças sobre ciências naturais; nas últimas semanas também trouxe conteúdo sobre a Covid-19

Tempo de leitura: 2 min(s)

No desenho Bob Esponja, o vilão Plancton tenta dominar o restaurante Siri Kaskudo por meio de mentiras e trapaças. O exemplo pareceu ótimo para Carlos Stenio, 24,  explicar o que é a Covid-19 para crianças e adolescente.

O estudante, morador do Jardim Hannah, em Guarulhos, na Grande São Paulo, está no último ano de Ciências Biológicas da UNG (Universidade de Guarulhos), e transformou um trabalho realizado em 2018 num projeto voltado para a sua profissão, o Biologia Aplicada.

Image

Carlos Stenio estuda biologia e criou Biologia Aplicada @Arquivo Pessoal

Tudo começou com a matéria ‘Tópicos Integradores’ da professora Fernanda Dall’ara. Com o tão sonhado “tema livre”, o estudante teve a ideia de falar sobre os Poríferos, também chamados de esponjas do mar. O tema não havia sido ensinado em sala de aula até então e a missão ficou para Carlos. Foi quando decidiu usar um episódio do Bob Esponja para falar sobre biologia.

“Naquela época [2018] o meu objetivo era apenas apresentar o trabalho, mas hoje tem como missão ensinar para as pessoas de maneira didática, temas que parecem invisíveis no nosso dia-a-dia, mas que estão bastante visíveis”, comenta Carlos.

‘Salve o Mundo do Coronavírus’, por exemplo, foi o último conteúdo de três da série sobre a Covid-19 publicado no Instagram. Aliás, é por lá que o estudante disponibiliza toda a série. 

O objetivo foi explicar para uma parcela do seu público, de 12-15 anos, o que era o vírus por meio dos desenhos e ressaltar alguns outros temas, como a fake news, importância da ciência e prevenção.

< >

Artes com Bob Esponja tratam da Covid-19 e desinformação

Artes com Bob Esponja tratam da Covid-19 e desinformação

Artes com Bob Esponja tratam da Covid-19 e desinformação

“Passei a receber muitas mensagens de adolescentes que não entendiam o que era o coronavírus, principalmente sobre a transmissão do vírus, então resolvi transformar o Biologia Aplicada em uma fonte de divulgação com informações seguras”, diz Carlos. 

“Essa série de três posts, fez com que universidades entrassem em contato comigo para falar sobre a Covid-19, aplicado em desenhos, para os alunos em aulas online e também pessoalmente quando tudo isso passar”, complementa.

A faculdade de biologia não foi a primeira opção do Carlos, que pensava em fazer veterinária por gostar do trabalho e do contato com os animais. Mas a vontade de ensinar falou mais alto. “Quero me aproximar mais da natureza, conseguir dar aulas e passar para as pessoas tudo o que aprendi”.

Image

Artes inspirada em Alice no País das Maravilhas @Reprodução

O projeto já ultrapassou 30 episódios e abriu portas para o estudante. Alguns dos conteúdos ficam hospedados no site do Greenpeace, organização que atua contra problemas ambientais e desenvolve soluções para um futuro verde.

“Consigo mostrar que tem espaço para todos nessa área, independente da orientação sexual, religião, cultura e idade”, diz Carlos.

CORONAVÍRUS EM GUARULHOS

Nesta semana, a Grande São Paulo ultrapassou 10 mil vítimas pela Covid-19. Em Guarulhos, o número de casos confirmados de coronavírus (Covid-19) chegou a 7.130 nesta quarta-feira (24), com 510 mortes, segundo o Boletim Epidemiológico atualizado diariamente pela Secretaria Municipal da Saúde. Há outros 50 óbitos em investigação.

O Centro de Combate ao Coronavírus (3C-Gru) tem 54 pacientes internados, sendo 18 na UTI, 32 em leitos de enfermaria e quatro em observação. 

Mesmo diante de um cenário em que casos do novo coronavírus continuam sendo confirmados, a taxa de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria permanecem abaixo de 75%, sendo 70,8% e 66%, respectivamente. 

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jéssica Souza

Jornalista, santista, cofundadora e correspondente de Guarulhos desde 2013. Trabalha com criação de conteúdo para redes sociais, amante da fotografia e viciada em chocolate.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE