Ícone do site Agência Mural

‘Enquanto meu bloco não passa’: vielas da Favela Monte Azul recebem exposição de fotografia

Por: Jacqueline Maria da Silva

A Favela Monte Azul, na zona sul de São Paulo, recebe a partir do próximo sábado (16) a exposição fotográfica “Enquanto meu bloco não passa” organizada pelo DiCampana Foto Coletivo. O cenário escolhido para a imersão são os muros das vielas, a céu aberto.

A mostra é a primeira ação do projeto Fotobecos, idealizada pela Galeria Sérgio Silva, fundada pelos fotógrafos Léu Britto e Rogério Vieira. “O objetivo é levar pequenas histórias visuais para as pessoas, enquanto seguem suas vidas a caminho da escola ou do trabalho”, descreve Rogério.

A coletânea de imagens expostas faz parte do acervo do DiCampana Foto Coletivo, um grupo de amigos fotógrafos que tem o objetivo de registrar o cotidiano periférico de São Paulo.

“A exposição do DiCampana que abre o Fotobeco é uma ação que leva aos olhos da comunidade a interação entre arte e cultura no quintal das casas das pessoas”, complementa o fotógrafo Léu Britto.

Foliões do Bloco do Hercu, em 2016 @Divulgação

Cultura fotográfica periférica

O Fotobecos é um projeto da Galeria Sérgio Silva, criada em 2023 por Léu e Rogério com objetivo de democratizar e ampliar o acesso à fotografia para moradores de favelas e periferias de São Paulo. Entre as ações estão exposições e vendas de trabalhos fotográficos.

“Nunca foi ensinado para nós que era possível, ainda mais de forma independente, que é a maneira que nascem essas ações. A Galeria quer ser um contraponto da hegemonia, que diz que a arte da fotografia é somente para um tipo de público da sociedade que pode, acessa e vende, da ponte pra lá”, declara Léu.

O nome da galeria homenageia uma referência na fotografia brasileira: o fotógrafo Sérgio Silva, perdeu o olho esquerdo após ser atingido por uma bola de borracha disparada pela Polícia Militar durante o exercício de sua profissão, cobrindo os protestos de julho de 2013. Ele é também coautor do livro “Memória Ocular: cenas de um estado que cega”.

Os fotógrafos Léu e Rogério têm o objetivo de inaugurar um espaço físico da Galeria Sérgio Silva, na zona sul da capital paulista, avançando com outros projetos de fotografia periférica, visitações e exposições de arte para moradores das periferias.

Enquanto meu bloco não passa

Abertura: 16 de março, das 15h às 19h

Em cartaz: A exposição seguirá até meados de abril

Endereço: Escadão da Rua Inácio Dias de Oliveira, 19, no Jardim Monte Azul

Preço: Grátis

Sair da versão mobile