APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

‘Fanáticas do Vila’: as mulheres dentro e fora do futebol de várzea em Pirituba

Image

Por Redação | 25.07.2018

Publicado em 25.07.2018 | 12:03 | Alterado em 22.11.2021 | 15:43

RESUMO

Final de campeonato entre times da zona oeste de SP contou com árbitras em campo e torcida feminina organizada

Tempo de leitura: 2 min(s)

“Lugar de mulher é em qualquer lugar. É onde ela tiver vontade de estar. Onde tiver capacidade de estar”, afirma Núbia Leite, 40, sobre sua profissão: árbitra assistente. Ela era uma entre os quatro árbitros em campo durante a final da 4ª final Comercial masculina de futebol de várzea, no último dia 17 de julho, em Pirituba, zona noroeste de São Paulo.

“Comecei na várzea e fui pro profissional. Fiz [arbitragem em jogos do] São Paulo, Palmeiras, Corinthians. Aqui é que nem um clássico, não tem diferença”, emenda a ex-jogadora, enquanto hinos dos times finalistas, Biquinha F.C. e Vila Nova F.C, eram entoados entre o barulho de fogos, vuvuzelas e duas baterias.

Apesar de a final ser de um campeonato masculino, as mulheres foram o destaque não só dentro, mas fora do campo. Colega de Nubia, a também árbitra assistente, Luciana da Silva, 37, comemora a presença feminina nesses espaços.

“Vejo muitas mulheres jogadoras e fãs de futebol. É bom para gente, para acabar com discriminação e o preconceito”, diz ela, que afirma ter se interessado pela várzea ainda na infância.

“Jogava futsal até começar na arbitragem. O futebol amador está evoluindo, trazendo as mulheres, as crianças e as famílias para dentro do jogos”, completa Luciana, que também atua como auxiliar administrativo.

FANÁTICAS DO VILA

Presidente do Vila Nova F.C, Fábio Carvallho, 38, mais conhecido como Nego 10, destaca a atuação das mulheres no clube. “A mulherada ajuda demais a gente. Tem muitas diretoras no time”, enfatiza. Ele diz acreditar que o futebol de várzea está resgatando o espírito comunitário.

Prova disso é a criação do “Fanáticas do Vila”, torcida feminina do time, que contribui não apenas com a animação em dias de jogos, mas em decisões e na organização do pré e pós-jogo.

“Temos um grupo no WhastApp, além  outro da diretoria [do time]. Fizemos duas reuniões antes do jogo final, uma delas para montar as bandeirinha e para todo mundo vir com camiseta [personalizada]”, finaliza a auxiliar de serviços gerais Juliana Nascimento, integrante do “Fanáticas do Vila”.

Em campo, Vila e Biquinha ficaram no empate em 1 a 1. Na decisão por pênaltis, o título ficou com o Biquinha.

Anderson Meneses e Vagner de Alencar são correspondentes de Pirituba e Paraisópolis
[email protected]
[email protected]

“Narra Várzea” tem humor e rap em transmissões esportivas

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE