• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Festa julina, filme e cantoras negras para curtir – Rolê no Sofá #6; ouça o podcast

Dicas do que vai rolar no fim de semana, para curtir do sofá de casa

Toda sexta-feira, o “Em Quarentena” traz para você o Rolê no Sofá. O objetivo é contar o que está rolando ou vai rolar de mais legal no fim de semana para que você possa curtir do sofá de casa, enquanto segue em isolamento social. Tem dicas de música, lives, cinema e literatura. 

O episódio foi iniciado atendendo um pedido de amigos-ouvintes e tem como foco festa julina. Bruna Nascimento, correspondente de Suzano, na Grande São Paulo criou uma playlist intitulada ‘arraiá no sofá’.

Ela mesma explicou como ouvi-la. “A gente preparou uma playlist pra matar um pouco essa saudade e entrar no clima julino em casa. É só buscar pela playlist no spotify ‘arraiá no sofá’ e curtir os clássicos do forró e do sertanejo que a gente preparou” (ouça a partir de 01:21

Seguindo no tema música, a indicação seguinte é de Guaianases, no extremo leste de SP.  Os rappers Roms e Mano Chel lançaram a música “Vem No Trilho Do Trem“. A letra narra de forma autobiográfica as vivências dos músicos, que são duas figuras importantes na cena independente da região. Mano Chel falou sobre as referências.

“O clipe é um brinde à nostalgia, um retrato de um época. É um vídeo documental, onde misturamos imagens do nosso arquivo pessoal com flashback, referências musicais e de comportamentos que influenciaram e foram importantes para a auto-estima de toda uma juventude negra e periférica que se reflete culturalmente na gente até os dias de hoje”. (a partir de 02:28)

Não faltou dica de cinema, que ficou por conta do curta  ‘Aquém das Nuvens’, de Renata Martins, moradora de Itaquera, na zona leste de São Paulo. O filme traz a história de Nenê, que é casado com Geralda há 30 anos. Em uma tarde de domingo, como de costume, ele vai à roda de samba encontrar os amigos e na volta ele recebe uma notícia sobre a esposa. É uma história de amor, companheirismo e emoção. 

Para fechar, a indicação foi uma live com a dupla Ana Brasil e Ronaldo homenageando mulheres negras, como Elza Soares, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Alcione, Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus. 

Ouça todas as dicas no Em Quarentena #69 – Rolê no Sofá #6: Festa julina, filme e cantoras negras para curtir.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários