APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Jornalista da Mural, educadoras de Suzano e uma estudante avaliam a cobertura de imprensa no Congresso da Jeduca

Image

Por: Halitane Rocha | Cíntia Gomes

Notícia

Publicado em 23.08.2019 | 15:38 | Alterado em 22.11.2021 | 16:42

Tempo de leitura: 2 min(s)

Nos dias 19 e 20 de agosto, jornalistas, educadores e estudantes participaram do 3° Congresso Internacional de Jornalismo da Educação, realizado pela Jeduca (Associação de Jornalismo de Educação), no Colégio Rio Branco de Higienópolis, capital de São Paulo.

O Congresso trouxe nesta edição três convidados para uma palestra no formato TED, e em 15 minutos um jornalista, uma estudante e duas educadoras contaram suas experiências e a visão sobre a cobertura da imprensa.

No primeiro dia do evento, o jornalista da Agência Mural, Vagner de Alencar, apresentou uma crônica da visão de um jornalista da periferia.

Vagner morou por 10 anos em Paraisópolis, a maior favela do estado de São Paulo. Para ele, a mídia tradicional ainda mostra as favelas como algozes da cidade.

“Costumo dizer que nosso sonho, no futuro, é não existir. Porque existimos para preencher os buracos de uma cobertura jornalística das periferias ainda carregada de estereótipos.”, declarou ao falar da Agência Mural.

No segundo dia do evento, o público pode ouvir a estudante Julia Farias, 17,  uma das contempladas pelo programa de bolsa Acontece na Escola, da Agência Mural. Ela produziu uma reportagem “Professores de Etec em Osasco fazem protesto silencioso contra reforma do ensino médio“.

Julia criticou a falta de representatividade dos estudantes por parte da cobertura de imprensa, que segundo ela, só são lembrados quando surge o tema do Enem.

“Tantos os professores quantos os alunos, sendo contra ou a favor da reforma, a gente não se sentiu parte da discussão”, afirma a respeito das reportagens.

Image

Para Julia, os estudantes só são lembrados sobre o Enem (Cíntia Gomes/Agência Mural)

A estudante conversou com 33 estudantes de 14 a 24 anos para questionar quantos consomem conteúdo jornalístico.

Segundo ela, 70% não consomem jornalismo por interesse, apenas nos intervalos de programação da TV ou enquanto rolam o feed nas redes sociais.

Para encerrar as opiniões sobre as coberturas de imprensa, o Congresso recebeu a vice-diretora Lilian Keli Guilherme de Lima e a professora Sandra Perez, da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na Grande São Paulo, local alvo do massacre que resultou na morte de sete alunos e funcionários, em março deste ano.

Fake news, assédio com professores e alunos na porta da escola e questionamentos sobre a qualidade de segurança da escola foram os maiores erros dos jornalistas, para ambas educadores.

Segundo as educadoras, a escola foi um sucesso nos últimos 15 anos. “Até o dia 12 de março a escola era uma potência. A Raul Brasil já esteve entre as 3 melhores do município, com fila de espera para novos alunos”, afirma Lilian.

Image

Educadores de Suzano falaram sobre assédio de jornalistas após massacre em escola (Alice Vergueiro/Jeduca)

Sandra se defende “Eu ainda não fiz um curso, como vocês [jornalistas] também ainda não fizeram de como proceder num massacre. Eu sei corrigir uma redação.”

Ela comentou que as pessoas querem saber dela sobre o massacre, quais são as falhas, onde a escola errou. “Isso dói demais porque somos vítimas de uma fragilidade social”.

Mas a professora diz compreender toda a situação “Todas essas falhas acho que foram cabíveis, tanto para os profissionais da educação quanto para os profissionais do jornalismo”, completou.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Halitane Rocha

Produtora do podcast Próxima Parada e correspondente de Cotia desde 2018. Mãe de gêmeas e 2 gatas. Família preta e do axé… muita treta!

Cíntia Gomes

Diretora institucional e cofundadora da Agência Mural, correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Como boa escorpiana, é desconfiada, decidida e curiosa. Ama o mar, livros, dançar, ver filmes, comer doces e pipoca.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE