APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
No Corre

Jovem aposta em estética periférica e cria marca com pegada sustentável no Nordeste de Amaralina

Com rede de apoio, Dugueto tem loja virtual, ações sustentáveis e mais de 19 mil seguidores em redes sociais

Image

Bruna Rocha/Agência Mural

Por: Bruna Rocha | Laís Lopes

Notícia

Publicado em 20.08.2021 | 13:22 | Alterado em 22.11.2021 | 15:54

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

Adriano Soares, criador da Dugueto: “Sou eu mesmo que faço as peças, que desenho e crio as artes” @Bruna Rocha/Agência Mural

Imagens de bronzeamentos artificiais nas lajes e cenas do cotidiano nas ruas do Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador, fazem parte da estratégia de vendas das coleções da marca Dugueto, criada há quatro anos pelo autônomo Adriano Soares, 25, que desejava valorizar a estética periférica e estimular o empreendedorismo local ao mesmo tempo. 

“Sentia falta de uma verdadeira representatividade, queria ir além de estampar ‘favela’ ou ‘comunidade’ em camisas. Comecei a perceber elementos que poderiam compor a minha marca trazendo essa representatividade do que é realmente ser favela”, diz Soares. 

A preocupação com a estética vai do momento de criação das coleções aos ensaios protagonizados por modelos negros e negras da região. Viviane Vitória, 20, uma das modelos voluntárias da Dugueto, se diz representada pela proposta da marca.

“Na moda é muito importante que o consumidor se veja naquela marca ou campanha. Como consumidora me sinto muito representada, pois é uma marca vinda do gueto, que expõem as diversidades do gueto e com pessoas do gueto”, diz a jovem, que ressalta a valorização na escolha do casting.

“Meu sentimento é de satisfação, de total gratidão. Além de valorizar o trabalho de modelos negros que, apesar de estarem ocupando espaço na moda, tem rara visibilidade.”

Com mais de 19 mil seguidores nas redes sociais, a marca mantém seu catálogo virtual por meio do Instagram (@dugueto__) e as vendas são realizadas por meio do Whatsapp (+55 71 8185-8892). 

Para além da venda de roupas, a Dugueto ajuda a desenvolver e faz parte de uma rede de apoio a outros microempreendedores do bairro estimulando ações sustentáveis. Um exemplo é o projeto Dugueto +Sustentável, iniciativa que foca na redução de resíduos na produção e na conscientização para o reaproveitamento das embalagens que acompanham as peças. 

“Percebi que mesmo sendo uma empresa pequena eu poderia fazer algo pelo planeta. As embalagens levam folhetos produzidos a partir de papel reciclável com dicas de reutilização”, diz Soares. 

Já os retalhos que sobram das roupas são doados para outros comerciantes. A professora e artesã Aline Lopes, 38, é uma das beneficiadas pela doação, que diz ter se reinventado durante a pandemia.

Image

A professora e artesã Aline Lopes é uma das beneficiadas pelas doações de retalhos da Dugueto @Bruna Rocha/Agência Mural

“Com a perda do meu emprego, decidi evidenciar minhas habilidades artesanais e comecei a fazer laços, tiaras, turbantes e adereços infantis. Como não tinha recursos financeiros, Adriano veio com essa proposta de me doar os retalhos de sobras da Dugueto, e isso gerou o que eu chamo de círculo do amor”, diz Aline. 

A pandemia também afetou os negócios da empresa. Soares relata que as vendas que chegavam a R$ 8 mil por mês, atualmente, não totalizam R$ 1 mil. Apesar das baixas, uma nova coleção está sendo produzida para o próximo mês, segundo o empresário. 

Um dos produtos que está nos planos da marca para os próximos catálogos são bonecos e bonecas pretas para o público infantil. O brinquedo foi alvo de uma ação social realizada em outubro do ano passado para celebrar o Dia das Crianças. 

VEJA MAIS:
Após sofrer homofobia e racismo, jovem cria movimento e dá exemplo de diversidade
Estudante vence preconceitos e cria projeto de moda que atrai jovens no Nordeste de Amaralina

Na ocasião, a marca conseguiu firmar parcerias com empreendimentos de outros estados para angariar recursos e distribuir 98 bonecos e bonecas para crianças do Nordeste de Amaralina. 

“Essa parceria foi se conectando aos poucos, já conhecia uma das costureiras, ela me indicou uma outra e após a divulgação nas redes sociais, um grupo estava formado”, conta Soares. 

Para o empresário, o brinquedo também faz parte da ideia de representatividade que acompanha a Dugueto. “As bonecas foram criadas após uma criança me perguntar se nós tínhamos bonecas pretas. Fiquei incomodado e, no dia 12 de outubro, decidimos buscar recursos e promover a distribuição desses brinquedos para que, através deles, as crianças pudessem se enxergar e trabalhar sua autoestima”, relata o jovem empreendedor.

Uma das crianças contempladas foi Adan Miguel, 7,  filho da professora Aline. Ela destacou a emoção em vê-lo ganhando um boneco preto. “O sentimento é de gratidão. É lindo observar como um simples objetivo representa tanto na autoestima dessas crianças. E são tão especiais que guardei na estante de casa, para não estragar entre uma brincadeira e outra”. 

receba o melhor da mural no seu e-mail

Bruna Rocha

Estudante de jornalismo, correspondente da Barra/Pituba em Salvador, BA, desde 2021. Gosta de ler, resenhar, e sempre estar informada, pois acredita que através da comunicação de qualidade e ética pode quebrar barreiras.

Laís Lopes

É estudante de Jornalismo e correspondente do Nordeste de Amaralina no Barra/Pituba. Acredita que o jornalismo é revolucionário e uma enorme potência capaz de ouvir a quem precisa falar.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE