APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Edital de licitação dos ônibus favorece as mesmas empresas, diz especialista

Concorrência para o serviço de transporte público foi suspensa na última sexta-feira (8) após o TCM apontar 51 itens com falhas ou irregularidades

Image

Por: Redação

Publicado em 15.06.2018 | 13:43 | Alterado em 15.06.2018 | 13:43

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

Ponto de ônibus na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de SP (Paula Rodrigues)

A concorrência para o serviço de transporte público de passageiros na cidade de São Paulo foi suspensa na última sexta-feira (8) após o Tribunal de Contas do Município apontar 51 itens com falhas ou irregularidades, além de 20 impropriedades (irregularidades consideradas menos graves) e 19 recomendações feitas pela auditoria à Secretaria Municipal dos Transportes.

“O tema da concessão é uma questão fundamental para o Município e para o funcionamento da cidade, possuindo um custo total exorbitante para o erário e para a população usuária”, aponta o ofício do relator, destacando que, no ano de 2017, o valor total do custo do sistema de ônibus foi de mais de 7 bilhões de reais.

LEIA MAIS:
– TCM suspende licitação das linhas de ônibus em SP
– O que o paulistano acha dos meios de transporte de SP

“A despeito dos vultosos gastos com o serviço de transporte coletivo por ônibus, o que se vê na prática e no dia a dia do cidadão paulistano é um serviço de péssima qualidade”, continua.

Dentre as irregularidades apontadas pelo TCM, estão as condições de veículos que estão fora do padrão técnico de uso, a preocupação com o prazo de 20 anos da licitação (considerado longo), a falta de uma multa para empresas que não realizarem as viagens e os custos operacionais muito acima do esperado.

Em 2015 o edital já havia sido barrado pelo Tribunal. Na época, foram listadas 50 irregularidades, impropriedades e infringências.

Atualmente, os serviços operacionais do sistema de transporte público de São Paulo funcionam por meio de 31 empresas privadas, organizadas em consórcio ou individualmente, que atuam em 8 áreas da capital paulista e contemplam uma frota de 14.457 veículos em 1.339 linhas em circulação na cidade.

Edital de licitação dos ônibus favorece as mesmas empresas, diz especialista

Em questão de transporte público, a cidade de São Paulo é dividida em três grandes grupos: local de articulação regional (responsável pela locomoção em bairros mais afastados), local de distribuição (entre linhas locais) e estrutural (que fazem o transporte do centro para bairros).

Cada um desses três grupos é dividido em lotes, que são regiões onde as empresas de ônibus podem operar. No edital lançado em abril deste ano, o grupo estrutural possui oito lotes de serviço, o grupo local de articulação regional tem dez lotes, e já o local de distribuição é dividido em treze.

Para estar apta a receber a concessão de um lote, a empresa precisa cumprir uma extensa lista requisitos, como compromissos com o meio ambiente, infraestrutura das garagens e penalidades caso haja descumprimento de serviços por parte das empresas.

Ao todo, a Prefeitura de São Paulo disponibiliza três documentos referentes ao edital, cada um com mais de 50 páginas, listando tudo o que é necessário para uma empresa conseguir um ou mais lotes.

O novo edital foi lançado em abril deste ano e a abertura dos envelopes deveria acontecer nesta semana. A quantidade de requisitos e o pouco tempo que as empresas têm para se adequar a eles, coloca novas empresas em desvantagens em relação àquelas que já prestam serviços na cidade.

“Todos os critérios que a Prefeitura colocou no novo texto da licitação, na prática, se configuram como impeditivos para que novas empresas venham a participar do certame”, afirma Américo Sampaio, gestor de projetos da Rede Nossa São Paulo.

Para ele, se o edital fosse mais moderno e oferecesse mais grau de competitividade, mais empresas poderiam participar da concorrência para o serviço de ônibus. “Novas empresas, com outro grau de tecnologia ou que tenham outro tipo de abordagem, poderiam fazer parte da disputa, e isso seria benéfico para o sistema”, complementa.

VEJA TAMBÉM:
– Sul e leste de SP serão as regiões com mais linhas de ônibus extintas
– Corredores de ônibus da zona norte são os mais lentos de SP

De acordo os resultados da Pesquisa Mobilidade Urbana 2017, realizada pela Rede Nossa São Paulo e Ibope, as maiores reclamações de usuários que utilizam os serviços de transporte público das empresas que atuam na cidade são: lotação, a falta de espaço para carrinhos e sacolas, a demora na espera dos ônibus e falta de segurança em relação à roubos, furtos e assédio sexual.

Em 2017, segundo dados da SPTrans, a demora entre os ônibus municipais (também chamado de ‘intervalo excessivo de linha’) foi a principal queixa dos passageiros, resultando em 9.285 reclamações de um total de 35.428 registradas pelo sistema.

***

Quantas linhas de ônibus circulam pela madrugada paulistana?

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE