Ícone do site Agência Mural

Livro Cidade do Paraíso é referência nas aulas de jornalismo

O correspondente da Agência Mural, Vagner de Alencar, conversou com alunos de jornalismo do ​primeiro semestre na Universidade Presbiteriana Mackenzie sobre o seu livro “Cidade do Paraíso – Há vida na maior favela de São Paulo”.

A obra passou a ser referência nas aulas de jornalismo da universidade​ desde 2016. ​O muralista foi convidado pel​o professor ​ André Santoro, da disciplina de Introdução ao Jornalismo. Alencar contou sobre sua experiência na área e como surgiu a ideia de escrever um livro sobre Paraisópolis.

Muitas das histórias do livro nasceram de reportagens que foram publicadas no blog Mural e fez parte do projeto de conclusão do curso de jornalismo no Mackenzie, ​feito em coautoria com a jornalista  Bruna Belazi. Em 2013, a obra foi lançada pela Primavera Editorial.

“As periferias ainda são, infelizmente, pouco exploradas pela grande imprensa que, muitas vezes, repleta de preconceitos estereotipa a favela como um ambiente marcado apenas pelo tráfico e pela violência. Este livro nasce, sobretudo, de uma história de quase 18 anos em Paraisópolis e tem o objetivo de trazer à tona a rotina dos moradores, seus épicos, seus empreendimentos, seus sonhos, suas vidas que não podem ser simplesmente invisíveis”, ressalta Alencar.

Os protagonistas não são o tráfico e a violência, mas os moradores anônimos. Para contar as histórias dos personagens, o livro usa como fio condutor os becos e as vielas do bairro, como a história do seu Antenor e sua casa verde, confira aqui.

Sair da versão mobile