Ícone do site Agência Mural

Vídeo é tirado de contexto para parecer que Lula ofendeu negros

Por: Matheus Oliveira

Circula no grupo de WhatsApp de Cidade Tiradentes um vídeo em que, supostamente, o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirma que “os negros não foram libertados para virar cidadãos e cidadãs, eles deixaram de ser escravos para virar vagabundos”.

Confira a seguir a verificação:

Lula diz negros são escravos e vagabundos

– Texto reproduzido do vídeo encaminhado pelo WhatsApp

O vídeo analisado pelo projeto Papo Reto no Zap, embora real, tira de contexto uma fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No trecho completo da entrevista ao site Diário do Centro do Mundo em 2021, Lula faz uma crítica à elite brasileira e descreve o que, na sua interpretação, pensa essa classe sobre a população negra e o acesso aos direitos básicos.

A íntegra da fala do candidato do PT pode ser vista a partir dos 29 minutos: “Aqui no Brasil tem uma classe que é originária do escravagismo nesse país, que ela acha que é o seguinte: só tem que ter 35% da população que come, que viaja, que vai pra Miami (…). O restante, sabe, tem que se lascar. Desde a proclamação da República, desde o fim da escravidão, eles pensam assim: os negros não foram libertados para virar cidadãos e cidadãs, eles deixaram de ser escravos para virar vagabundos, que é assim que a elite tratava eles e continua tratando até hoje”.

O material circula desde 2021 e já foi verificado pela Lupa. Em 2022, o Projeto Comprova e o Estadão Verifica também publicaram checagens sobre esse tema.

Sair da versão mobile