APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Mais um prefeito regional pede exoneração; desta vez foi o de Perus

Desde o dia 26 de junho, quem está no cargo é a engenheira Luciana Torralles

Image

Por: Redação

Publicado em 12.07.2017 | 16:08 | Alterado em 12.07.2017 | 16:08

Tempo de leitura: 3 min(s)

Após o pedido de exoneração de Eduardo Rosmaninho, da Prefeitura Regional de Perus, a gestão João Doria (PSDB) fechou o primeiro semestre com duas substituições no quadro de administradores locais da cidade. Desde o dia 26 de junho, a engenheira Luciana Torralles, 39, ocupa o cargo na regional do extremo norte da capital paulista.

Nascida e criada na região, a nova administradora ocupava anteriormente o cargo de coordenadora de Projetos e Obras da Prefeitura Regional. Agora, ela tem o novo desafio de comandar uma região com 57,20 km² de área e que abrange os distritos de Perus e Anhanguera. Embora o censo do IBGE de 2010 registre 164 mil moradores, a gestora projeta um número bem superior. “ Os distritos cresceram muito. Estima-se que a soma deles já ultrapasse 300 mil habitantes”.

Como estratégia de administração, Luciana implantou duas inovações em relação ao seu antecessor: os programas “Fale com a Prefeita” e o “Prefeita com Você”. O primeiro é realizado todas as quartas-feiras, das 14h às 17h, para receber diretamente as demandas dos moradores. “É um atendimento personalizado, reduzindo muito o tempo de resposta”, diz. Já no “Prefeita com Você”, a gestora atua diretamente nos projetos envolvendo a população, como as ações de zeladoria, por exemplo.

Questionada sobre as prioridades de Perus, ela enfatiza que há um equívoco muito grande quanto à atuação da Prefeitura Regional. “Além de executar os serviços de zeladoria e de manutenção das vias, o órgão tem o papel de interlocução entre a população e as secretarias para gerenciar melhorias nas áreas, porém cabe às secretarias municipais a avaliação das demandas”, explica.

Durante a audiência regional para a elaboração do Programa de Metas, no início de abril, moradores da região reivindicaram a criação de novos equipamentos de saúde, investimentos em mobilidade urbana e a construção de um parque linear na bacia do ribeirão Perus.

Sobre os pedidos de construção de hospital na região e de novas UBSs e UPAs, especialmente no bairro Recanto dos Humildes, a prefeita se limitou a dizer que “reforçou a necessidade dos investimentos” com a Secretaria Municipal de Saúde. Perus ocupa a incômoda posição de pior prefeitura regional em número de leitos hospitalares da cidade, com zero, ao lado de Parelheiros e Cidade Ademar, aponta o Observatório Cidadão.

Já a construção de um viaduto de ligação entre os bairros do Morro Doce e Sol Nascente, segundo ela, é uma demanda importante e “uma das prioridades” de sua gestão. Com relação à criação do parque linear para conter as enchentes do ribeirão Perus, a prefeita acenou com “novidades em breve” envolvendo a construção dos cinco piscinões previstos no projeto.

Sobre outra reivindicação popular, a de tornar a antiga Fábrica de Cimento de Perus em Centro de Lazer e Cultura, a prefeita afirmou que a administração tem mantido diálogo constante com os grupos populares apoiadores do projeto. Ela lembrou que a área é particular e que está tombada pelo patrimônio histórico municipal desde 1991. No indicador de Cultura, o Observatório Cidadão mostra que Perus não tem teatros, cinemas, museus ou outros espaços culturais, e fica na última posição da ranking, acompanhada por outras regiões.

EX-PREFEITO QUER VOLTAR À VIDA PÚBLICA

Empresário há 42 anos, Eduardo Rosmaninho foi ouvido pela reportagem do 32xSP e confirmou que solicitou a exoneração do cargo por motivos particulares, versão confirmada pela Secretaria das Prefeituras Regionais. “Não tive problema político nenhum. Saí para cuidar de minha empresa”, explicou. Ele disse que gostaria de fazer mais pela prefeitura, mas teve que sair em função de um caso de doença na família, e que pretende continuar a carreira política. “Foram 5 meses e 10 dias. A pressão é grande. Trabalhava das seis e meia até onze da noite, quando saía da faculdade, mas tenho um sonho e ainda vou realizá-lo. Estou disposto a voltar, assim que arrumar a minha casa”, completou.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE