APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Misturando samba e poesia, Sarau Elo da Corrente completa 10 anos

Um dos mais importantes eventos literários do bairro acontece todos os meses no Bar do Santista

Image

Por: Lara Deus

Notícia

Publicado em 27.07.2017 | 15:57 | Alterado em 12.08.2020 | 13:54

Tempo de leitura: 1 min(s)
Bar do Santista recebe o Sarau Elo da Corrente em Pirituba (Créditos: Lara Deus)

Era 2007. Os escritores Raquel Almeida e Michel Yakini costumavam atravessar a cidade para recitar e ouvir poesia na Zona Sul de São Paulo. Um dia, ao pegar o trem voltando de um desses eventos, tiveram a ideia: e se criassem o próprio sarau?

Bastou unir poetas, microfone aberto e o Bar do Santista para nascer o Sarau Elo da Corrente, que acontece todos os meses na Rua Jurubim, em Pirituba. Há 10 anos no mesmo local, o evento literário veio tomando importância no bairro e na cena literária da cidade.

Claudio Santista, poeta e dono do bar, relata que o estabelecimento já chegou até a ser lacrado por sediar o evento. “O começo foi meio desanimador… Mas o que valeu a pena foi esse intercâmbio entre os saraus periféricos. É o que deu essa força para seguir”, explica.

Para Raquel, enquanto o bairro não teve muitas mudanças durante este tempo, a cena da cultura local se transformou desde o surgimento do sarau. “A mudança maior que eu percebo são os coletivos ressurgindo, retomando suas atividades”, avalia.

A última edição, em julho, foi dedicada a comemorar o aniversário do Sarau. Ela recebeu os parceiros do Samba do Congo e do Sarau da Brasa, ambos do bairro vizinho Brasilândia, além dos poetas de todas as idades que frequentam o evento.

A Agência Mural acompanhou a edição de aniversário do Sarau Elo da Corrente. Confira no vídeo:

 

Lara Deus é correspondente de Pirituba.
[email protected]

receba o melhor da mural no seu e-mail

Lara Deus

Jornalista, apaixonada por rap nacional, literatura periférica e toda cultura que é produzida por aqui. Correspondente de Pirituba desde 2017.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE