APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Moradores se organizam para cuidar de praça sem zeladoria na zona leste

Recados como “proibido jogar lixo e entulho” e “cuidar da praça é dever de todos” foram fixados no Jardim Miragaia; população se queixa de abandono do local

Image

Por: Redação

Publicado em 21.02.2020 | 17:19 | Alterado em 21.02.2020 | 17:19

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

Recado foi fixado no tronco de uma árvore para conscientizar a população da zona leste (Eduardo Silva/32xSP)

Mato alto, lixo no chão e brinquedos em mau estado de conservação… esse é o cenário visto por quem frequenta o Parque Linear Água Vermelha, no Jardim Miragaia, bairro da Vila Curuçá, na zona leste de São Paulo. Quem também passa pelo local, que fica entre o córrego de mesmo nome e a Emef José Honório Rodrigues, precisa desviar do excesso de grama que tomou conta do caminho.

A situação, contudo, já foi um pouco pior. Desde o ano passado, os próprios moradores se reuniram para limpar uma pequena praça que faz parte do parque linear, a fim de deixá-la mais utilizável. Além disso, foram colocadas algumas placas com recados escritos à mão, orientando a população a manter o espaço limpo.

“Meu filho vinha brincar na praça e ela estava suja. Eu não gostava de vê-lo brincando no meio de sujeira, então comecei a recolher com uma sacolinha de lixo o que eu conseguia pegar”, conta Diogo Garcia, 35, técnico em enfermagem.

Foi ele quem teve a ideia de escrever os recados e engajou outros vizinhos a cuidarem da zeladoria. “Nós vimos que a grama estava alta e começamos a limpar durante alguns dias da semana. Aí estendemos essa limpeza para uma parte do córrego e, também, para atrás da escola”, comenta.

Image

“Cuidar da praça é dever de todos” foi escrito no brinquedo que se encontra danificado (Eduardo Silva/32xSP)

Apesar dos esforços, o abandono continua visível. Há apenas três opções de brinquedos no local, mas, o que deveria ser um balanço para as crianças, está sem os assentos. As chuvas derrubaram os galhos de uma árvore, que continuam há dias no chão.

LEIA TAMBÉM:
Parquinhos são os espaços públicos mais mal avaliados em SP

“A gente vai direto até a Subprefeitura [do Itaim Paulista] fazer a solicitação de poda e limpeza. Só que eles nos informam que, no mapa linear, não consta essa praça. Aí ela acaba ficando abandonada e quem tem que tomar conta somos nós”, diz Garcia.

Sem ter o atendimento das solicitações por parte da administração municipal, o aposentado Arlindo Gonçalves, 70, utiliza seu tempo para cortar a grama em frente à casa dele com uma tesoura de jardinagem. “Até o ano que vem eu consigo terminar de cortar tudo”, brinca.

Image

Arlindo Gonçalves ajuda a cuidar da praça no Jardim Miragaia (Eduardo Silva/32xSP)

Além de recolher parte do lixo descartado no local, Gonçalves também planta e cuida de árvores frutíferas, como pés de manga e de limão, “para deixar a praça mais bonita”. No entanto, reclama da falta de cuidados da própria população.

“Tem vezes que a gente até arruma confusão para que ninguém jogue lixo e entulho dentro do córrego. Isso é sujar o que pertence a nós. E se a gente não cuidar, quem vai fazer isso?”, finaliza.

RESPOSTA

Ao 32xSP, a Subprefeitura Itaim Paulista esclareceu que o Parque Linear Água Vermelha é de responsabilidade da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Image

Mato alto e entulho quase invadem o caminho do parque linear (Eduardo Silva/32xSP)

A Secretaria, por sua vez, explicou que realiza ações constantes para coibir o descarte de lixo e que recentemente foram feitas podas de limpeza e adequação nas árvores. Quando às lixeiras, disse que a manutenção é feita por uma empresa de varrição gerenciada pela subprefeitura local.

Em São Paulo, o descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas é passível de multa no valor de até R$ 16.003,53, conforme estabelece a Lei de Limpeza Urbana (nº 13.478/02), além de ser considerado um crime ambiental.

***

Itaim Paulista e Sapopemba têm menor área verde por habitante em SP

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE