Ícone do site Agência Mural

Mural participa da Semana de Jornalismo na Fiam-Faam

As correspondentes da Agência Mural e co-fundadoras do coletivo Nós, mulheres da Periferia, Aline Kátia Melo e Lívia Lima, participaram da Semana de Jornalismo na Fiam-Faam que aconteceu de 3 a 7 de abril no campus Liberdade da universidade.

Esse ano o curso de Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário completa 45 anos, e a Semana de Jornalismo abordou o tema “Práticas em Movimento”.  Foram 10 mesas que compuseram a programação, distribuídas entre os turnos manhã e noite e integradas por cerca de 40 profissionais do Jornalismo.

O objetivo do evento é oferecer uma oportunidade de networking para os alunos e para o público externo, por meio de debates, trocas de experiências e reflexão sobre a formação acadêmica e a prática profissional.

Na terça-feira (4), a muralista de Artur Alvim Lívia Lima, participou da mesa “Jornalismo e Gênero”, com a Laís Modelli  (AzMina), Juliana Domingos de Lima (Nexo) e  Joyce Ribeiro (escritora e ex-apresentadora SBT).

“Os alunos fizeram muitas perguntas pedindo dicas para cobertura não machista, em como levantar pautas que destaquem as causas das mulheres. Estavam curiosos sobre a rotina dos jornalistas para acompanhar as matérias e os bastidores do trabalho”, conta Lívia.

Já na quarta-feira (5), foi a vez da muralista da Jova Rural, Aline Kátia, que representou a Mural na mesa “Jornalismo e Periferias”, com a participação de Nina Weingrill (Énóis), Juliane Cintra (Ação Educativa) e Danilo Barreto (mano Zoio da Rádio Heliópolis).

“Surgiram muitas dúvidas sobre a cobertura de pautas na área de moda, periferia, rap e serviços jurídicos, além de ser um espaço que nos permitiu falar com estudantes de jornalismo sobre o conteúdo que estamos realizando sobre as periferias da nossa cidade”, diz Aline.

Durante o evento as correspondentes da agência também falaram sobre a campanha de financiamento e o processo seletivo de novos correspondentes da Agência Mural e sobre o documentário “Nós, Carolinas”, do coletivo Nós, mulheres da periferia.

Sair da versão mobile