Ícone do site Agência Mural

Muralista participa de Newsgeist em Buenos Aires para debater sobre jornalismo e tecnologia

O muralista Vagner de Alencar, correspondente de Paraisópolis e editor do 32xSP, foi um entre os cerca de 150 jornalistas, educadores e empreendedores internacionais que se reuniram no Newsgeist, entre os dias 11 e 13 de maio, em Buenos Aires, na Argentina.

O Newsgeist é uma “unconference”; uma reunião que não tem agenda, expositores nem formatos pré-determinados. Os convidados se encontram e definem os temas que vão discutir e a forma como farão.

O evento, patrocinado pelo Google, nasceu nos Estados Unidos, logo foi realizado na Europa e, em 2017, pela primeira vez na América Latina, em São Paulo. De um Newsgeist surgiu, por exemplo, o projeto Trust, apoiado pelo Google.

“Foram três dias bastante produtivos. Conheci jornalistas incríveis de mais de 10 países. Falamos desde modelos de negócios a como engajar nossa audiência”, afirma Alencar.

A edição em Buenos Aires reuniu pessoas de meios de comunicação tradicionais, empresas de tecnologia e acadêmicos. A intenção do encontro foi tentar vislumbrar caminhos auspiciosos para o jornalismo, no contexto de debates globais sobre o papel das redes sociais e a transformação do modelo de negócios.

“Ter conhecido, por exemplo, o El Pitazo, da Venezuela, que se assemelha muito ao trabalho realizado pela Agência foi sensacional. Foi maravilhoso saber que também existem organizações e veículos preocupados em preencher as diversas lacunas da informação e porque, claro, vamos trocar muitas figuras e experiências”, finaliza.

Sair da versão mobile