• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

A música no combate ao coronavírus; ouça o podcast

De paródias no Pará ao rap delivery em Paraisópolis, solta o play!

Cada um usa as armas que tem para combater a pandemia. O “Em Quarentena” foi conhecer uma galera que resolveu falar da importância da proteção à Covid-19 de uma forma diferente e divertida, utilizando música.  

Estela e a Lily são do Povo Kumaruara, da Aldeia Solimões do Rio, no Pará, lá no norte do Brasil. Elas são universitárias e fazem parte do “Coletivo Jovem Tapajônico”. O coletivo faz adaptações de músicas para informar e conscientizar sobre o coronavírus. 

Lily falou sobre o coletivo. “Trabalhamos com diversas formas de conscientização, através de paródias e também palestras. Devido a pandemia vimos a necessidade de produzir conteúdo como uma forma de ajudar as pessoas no combate à Covid-19. Então surgiu a ideia de compormos paródias”. (ouça a partir de 00:54)

E também comentou sobre a opção de utilizar músicas. “Tem gente que não gosta de ler cartilhas e textões nas redes sociais. Então a música ajuda muito. As pessoas da nossa aldeia gostaram da iniciativa e nos apoiaram a fazer mais”. (a partir de 01:47)

O rapper Edson, morador de Paraisópolis, a segunda maior favela de São Paulo, apresentou o som do freestyle delivery que ele e os amigos fazem para conscientizar a população, percorrendo de moto as ruas da comunidade. 

“Eu tinha uma caixa autônoma, então resolvi colocar na traseira da moto, encontrei alguns amigos na rua que também já mandavam rimas e começamos a fazer algumas rimas improvisadas. E virou o freestyle”. (ouça em 02:42)

O MC Martelo, da dupla “Foice e Martelo”, do Grajaú, na zona sul de São Paulo, contou como surgiu a  música “Rap dos Informais” que denuncia as desigualdades sociais evidenciadas ainda mais pelo coronavírus. 

“Eu tenho vários amigos e parceiros que são informais e trabalham em trens vendendo e outros que trabalham por aplicativos, e vendo a situação na qual estamos colocados, que é passar fome em casa ou ter que sair para as ruas e se arriscar a pegar o corona, achei importante colocar essa situação”. (em 03:51)

O MC também enfatizou que o rap é uma homenagem a um marreteiro da região que faleceu por conta da Covid-19.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #19: A música no combate ao coronavírus.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários