APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Nasce a Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Image

Por Cíntia Gomes | 04.11.2015

Publicado em 04.11.2015 | 15:00 | Alterado em 22.11.2021 | 16:43

Tempo de leitura: 2 min(s)

Projeto conta com o apoio institucional dos escritórios da UNESCO na América Latina e do UNICEF em São Paulo. Evento de lançamento acontece nesta quinta, dia 5, no auditório da Ação Educativa, no centro da cidade

Como parte da comemoração dos cinco anos de produção de notícias e de conexão com as periferias da Grande São Paulo, que inclui bairros e cidades da região metropolitana, jornalistas do projeto Mural lançam site e transformam-se na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

O site será o lugar “oficial” onde os leitores já assíduos das reportagens que são publicadas no blog Mural (folha.com/mural), hospedado na Folha desde 2010, poderão ter acesso às outras atividades e conteúdos produzidos por quase 100 “muralistas” — correspondentes locais de bairros periféricos de São Paulo e da região metropolitana, ativos na produção de reportagens.

Agência de Jornalismo das Periferias nasce com a missão minimizar as lacunas de informação sobre a Grande São Paulo, incluindo vozes pouco ouvidas na imprensa, desconstruindo estereótipos sobre as realidades distantes dos centros econômicos e re-conectando os cidadãos para uma visão mais completa da região em que vivem.

Por enquanto, ainda somos um coletivo de vontades, que faz tudo isso acontecer desde 2010, hoje coordenado pela jornalista Izabela Moi e pelo publicitário Anderson Meneses, “muralista” de Pirituba.

“Nosso trabalho é resultado de um grupo que vem crescendo há cinco anos, envolvendo-se ainda mais com o jornalismo do futuro, que relaciona-se e engaja-se com a audiência, preocupa-se com o contexto, e que, além de ser online, inova com ações offline, como eventos e seminários”, afirma Moi.

O site nasce com a confiança de dois parceiros que acreditam que vamos crescer mais ainda para cumprir nossa missão: o escritório da UNESCO na América Latina, que por meio de uma cooperação técnica, vai apoiar as iniciativas de replicação do modelo em outras cidades latino-americanas; e o escritório de São Paulo do UNICEF, que apoia principalmente as iniciativas com a juventude.

No endereço www.agenciamural.com.br haverá também informações sobre outros projetos que nasceram no meio do percurso, além de novos conteúdos produzidos exclusivamente para o site e novas parcerias.

O projeto, fruto de um trabalho coletivo e missão compartilhada, expande suas iniciativas para levar o noticiário ainda mais longe. O Mural Nas Escolas, por exemplo, aproxima o jornalismo e seus profissionais dos estudantes de ensino médio da rede pública. A Expo Mural, um evento itinerante, leva as reportagens publicadas e correspondentes aos bairros e regiões sobre os quais escrevem. E o Meu Mural é um espaço aberto que convida os leitores a enviar fotografias dos seus bairros a partir de um tema proposto.

E tudo isso é só o começo.

Mais informações: [email protected]

EVENTO DE LANÇAMENTO:

Quando: Quinta-feira, dia 05 às 19h
Onde: Ação Educativa (Rua Gen. Jardim 66 – Vila Buarque).
RSVP pelo site: agenciamural.com.br/rsvp

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE