• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

O que é o racismo religioso? Preconceito contra religiões afro entra em debate após caso Lázaro

Como a intolerância religiosa está presente nas periferias de São Paulo
Thayná Yaredi fala sobre o preconceito contra religiões afro | Arquivo Pessoal

O caso de Lázaro Ramos, capturado e morto depois de uma busca intensa por cerca de 20 dias em Ceilândia, no Distrito Federal, deu muito o que falar no mês passado.

Mas pouco foi falado do racismo religioso abordado em parte da cobertura, com a exibição de objetos de simbologia das religiosidades de matrizes africanas, associando Lázaro a rituais satânicos e bruxaria, de forma preconceituosa.

O racismo religioso é esse processo de criminalização parte de uma ideia única de experiência religiosa que é o cristianismo”, diz a Jaqueline Conceição, fundadora do Coletivo Di Jeje, que oferece cursos sobre intolerância religiosa e candomblé. 

Ela é a nossa convidada do Próxima Parada desta terça-feira (13), junto com o umbandista Danillo dos Santos Araújo, morador de Cotia, na Grande São Paulo, e a candomblecista Thayná Yaredi, filha de um terreiro em Embu das Artes, que trouxeram relatos pessoais da experiência dentro e fora dos terreiros. 

Confira o episódio completo:

PRÓXIMA PARADA

Parceria entre a Agência Mural e o Spotify, o Próxima Parada conta com a colaboração de jornalistas vindos dos bairros periféricos da Grande São Paulo. Para ouvir o episódio, basta clicar no link do programa e se cadastrar gratuitamente no aplicativo.

De segunda a sexta-feira, sempre no final da tarde, Ana Beatriz Felicio e Rômulo Cabrera contam histórias, analisam fatos e apontam possíveis soluções para as demandas das quebradas. A produção é de Gabriela Carvalho, com edição de som de Pammela Gentil e coordenação de Vagner de Alencar.

Halitane Rocha

Jornalista, correspondente de Cotia desde 2018. Coordenadora do Cursinho Popular Dandara dos Palmares e produtora do Sarau na Praça, ambos em Cotia. Apaixonada pela cultura de rua, leitura, e descobrir novos lugares. Sagitariana nata.

Cotia

Comentários