APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Redação

Notícia

Publicado em 01.09.2022 | 16:04 | Alterado em 19.09.2022 | 16:28

Tempo de leitura: 2 min(s)

Começou nesta quinta-feira (1/9) o Papo Reto no Zap, projeto que levará informação verificada sobre as eleições para as periferias da Grande São Paulo, utilizando o WhatsApp para receber sugestões e distribuir conteúdos. A iniciativa é uma parceria entre a Agência Mural e a Lupa, com o apoio do WhatsApp.

Por meio do Papo Reto no Zap, moradores de três bairros das periferias da capital paulista (Capão Redondo, Cidade Tiradentes e Jardim Fontalis) e da Vila Galvão, em Guarulhos, serão convidados a integrar grupos no WhatsApp.

Os participantes poderão encaminhar conteúdos suspeitos sobre as eleições para que sejam avaliados e, quando possível, verificados. Cada grupo será gerido por um embaixador, que vive nessas regiões, e contará com um checador, ambos jornalistas da Mural treinados pela Lupa.

A distribuição das checagens será feita por meio de textos, áudios, links, gifs, vídeos, figurinhas, artes e cards informativos. Semanalmente, cada território terá uma verificação. O projeto se estende até dezembro deste ano.

“Realizar uma parceria tão grandiosa como esta só fortalece o nosso jornalismo e nossa democracia”, afirma o diretor de negócios e tecnologia da Mural, Anderson Meneses.

“Estamos empolgados em contribuir com um processo eleitoral mais limpo e transparente, conversando e trocando com os moradores”

Anderson Meneses, diretor de negócios e tecnologia da Agência Mural

A expectativa do projeto é levar a verificação de fatos para os moradores das periferias utilizando o WhatsApp como principal meio para receber os conteúdos suspeitos e distribuir checagens, além de fornecer educação midiática para os participantes e formar comunidades mais engajadas no combate às informações falsas.

“Entre os compromissos da Lupa nestas eleições e como instituição está ampliar o combate à desinformação, com públicos e linguagens diversas. Precisamos e devemos nos aproximar da audiência, criar canais de diálogos, construir parcerias e unir esforços para uma atuação coletiva na disseminação do conteúdo verificado e checado”, afirma Natália Leal, diretora executiva da Lupa.

Se você é de alguma das comunidades participantes e tem interesse em fazer parte de um dos grupos, inscreva-se neste formulário. Acompanhe as checagens em: agenciamural.org.br/paporetonozap.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE