A Agência Mural de Jornalismo das Periferias anualmente busca novos correspondentes locais das periferias da capital e da Grande São Paulo.

Há dois critérios básicos: ser morador de bairros periféricos e ser maior de 18 anos. É claro que é preciso se identificar com a missão da Agência Mural: “minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias na região metropolitana de São Paulo”.

Parte do trabalho que fazemos ainda é voluntário, ou seja, nosso convite para juntar-se ao grupo vai muito além de uma colaboração esporádica.

Se você tem habilidades com texto, vídeo, fotografia, áudio, redes sociais,  produção cultural e eventos, design ou programação, e interesse em receber aviso quando abrirmos o próximo processo seletivo, envie um e-mail para [email protected].

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é a Agência Mural de Jornalismo das Periferias?
Somos uma agência de notícias, de informação e de inteligência sobre as periferias de São Paulo, que entendemos como essa área geográfica estendida além do “centro” do poder político-econômico paulistano e que alcança as cidades da região metropolitana.

Quem pode se inscrever no processo seletivo?
Moradores das periferias em bairros da capital ou cidades da Grande São Paulo, que tenham mais de 18 anos e se identifiquem com a missão da Agência Mural.

Não sou jornalista, mas desejo contribuir com a Agência Mural. Posso participar?
Claro. Temos correspondentes nas áreas de texto, vídeo, áudio, foto, redes sociais, produção cultural e eventos, design e programação.

Estudantes universitários também podem participar do processo seletivo?
Sim. Os candidatos não precisam ter cursado ou concluído o ensino superior. Também aceitamos estudantes universitários e pessoas com experiência nas áreas mencionadas. Basta ter mais de 18 anos (e não há limites de idade!).

Não sou morador da periferia. Posso me inscrever?
Não. Se você deseja contribuir de alguma outra forma com a Agência Mural, envie um e-mail para [email protected]. Nós respondemos!

Sou de uma cidade do interior/litoral de São Paulo. Posso me inscrever?
Por enquanto, podem participar apenas moradores de bairros das periferias na capital e na Grande São Paulo. Quem sabe aumentaremos nossa rede de cobertura em um futuro próximo?

Sou de outro Estado. Também posso me inscrever?
Temos o desejo de apoiar a criação de outras agências e/ou núcleos inspirados na missão Agência Mural em Estados de todo o país. Porém, no momento nossa cobertura abrange apenas a capital e Grande São Paulo. Se você não é de São Paulo e deseja levar a nossa experiência para a sua cidade, mande um e-mail para [email protected] Tentaremos te ajudar!

Ainda não tenho 18 anos. A minha inscrição será aceita?
Não. Se você mora na periferia, tem menos de 18 anos e ainda está no ensino médio, sugerimos entrar em contato com a editora de projetos especiais: temos um convite especial para você participar do Mural nas Escolas. Envie um e-mail para [email protected].

O trabalho dos colaboradores da Agência Mural é remunerado?
Parte do que fazemos ainda não é remunerado, mas outros sim. Se for tornar-se um correspondente, vai descobrir todos os detalhes.

Quem são os parceiros da Agência Mural?
A Agência Mural tem como nosso parceiro financiador a Open Society Foundations. Há também organizações que apoiam a nossa missão, ou apenas institucionalmente ou como distribuidores de nosso conteúdo, de forma gratuita ou remunerada. São eles: Abraji, Atados, Carta Capital, Catraca Livre, Central Leste de Notícias, Folha de S. Paulo, Ford Foundation, Global Voices, Nós, mulheres da periferia, Projor, Rede Nossa São Paulo, Unesco e Unicef.

É preciso ter experiência para fazer parte da Agência Mural?
Não é necessário ter experiência, mas é preciso querer aprender, e rápido!

Se eu entrar para a equipe de conteúdo, há um mínimo e um máximo de reportagens que eu posso produzir por mês?
Sim. Aqui a colaboração não é esporádica. Você vai se tornar um correspondente local e terá compromissos a cumprir com a Agência -- tanto de participação em reuniões presenciais como na produção de reportagens (e/ou outros).

Posso ser um colaborador se já tiver um correspondente no meu bairro/cidade?
Sim.

Sua dúvida não está aqui? Envie um e-mail para [email protected]