Ícone do site Agência Mural

Como funciona o ‘passaporte da vacina’ em São Paulo

Por: Redação

Estabelecimentos e serviços do setor de eventos, como shows, feiras, congressos e jogos com público superior a 500 pessoas, passaram a exigir o “passaporte da vacina” aos seus frequentadores na cidade de São Paulo. 

A apresentação do comprovante — com pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19 — tem como objetivo auxiliar esses organizadores de eventos a controlar o acesso a esses locais por pessoas que já foram vacinadas. 

Os estabelecimentos que descumprirem as regras e restrições podem ser interditados e multados. A medida foi instituída por meio do decreto nº 60.488, de 27 de agosto

Serviços como bares e restaurantes estão livres para cobrar ou não a apresentação do comprovante de imunização na entrada. Mesmo assim, o decreto que regulamenta o “passaporte” recomenda que todos os estabelecimentos da cidade solicitem essa comprovação para acesso às dependências. 

COMO EMITIR O PASSAPORTE DA VACINA

Existem várias formas de comprovar que foi vacinado contra a Covid-19. É possível apresentar a versão física ou digital do comprovante de vacinação. 

A forma física é o cartão entregue no momento da imunização e a opção digital pode ser conferida nas plataformas e-saúdeSP, Poupatempo Digital ou ConecteSUS

Para liberação de entrada nos estabelecimentos é preciso ter recebido ao menos uma dose. Importante ressaltar que a imunização só é considerada completa quando a pessoa recebe a dose única ou as duas doses da vacina. 

COMPROVANTE PELO E-SAÚDESP
Somente para moradores da cidade de São Paulo.

LEIA MAIS:
Aplicativo que localiza remédios nos postos de saúde em SP apresenta falhas
8 em cada 10 moradores da zona leste de SP usaram serviço público de saúde em 2021

COMPROVANTE PELO POUPATEMPO DIGITAL
Para moradores de municípios localizados no estado de São Paulo. 

COMPROVANTE PELO CONECTESUS
Válido para todos os moradores do território nacional.

Independente da forma de emissão do “passaporte da vacina”, no documento constará todos os dados pessoais da pessoa, como nome completo, data de nascimento, CPF, um QR Code e o mais importante: informações sobre a vacina. 

Nesse campo, é informado o lote, fabricante, data de aplicação e nome e registro do profissional responsável por aplicar o imunizante. 

Sair da versão mobile