APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Periferias têm encerramento da Cooperifa, documentário e teatro no fim de semana

Confira os principais destaques do Rolê na Quebrada, a agenda cultural das quebradas de São Paulo

Image

Divulgação

Por: André Santos

Notícia

Publicado em 24.10.2019 | 15:35 | Alterado em 24.10.2019 | 15:35

RESUMO

Confira os principais destaques do Rolê na Quebrada, a agenda cultural das quebradas de São Paulo

Tempo de leitura: 5 min(s)

Marcando a última semana do mês de outubro, tem teatro na zona norte de São Paulo, shows na zona sul e roda de samba na Grande São Paulo. 

Confira a lista que a Agência Mural preparou pra você não perder nada. Dê um print no evento que te interessa e segue o baile. Confira:

ZONA NORTE

Guapira – Um Contracanto na Encruzilhada da História – Jova Rural 

Um resgate do movimento de ocupação da zona norte de São Paulo, em especial o bairro Jaçanã, que até 1930 chamava-se Guapira. O espetáculo questiona se em nome de um suposto movimento de progresso não se esconde uma estratégia de apagamento de nossas ancestralidades e memórias históricas para atender aos desejos de uma classe.

Quando: Quinta e Sexta-feira (24 e 25), às 15h30 e Sábado (26), às 17h
Onde: Fábrica de Cultura Jaçanã, Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Quanto: Gratuito

Image

Peça Guapira retrata história de bairro na zona norte @Divulgação

Banda Vivendo do Ócio – Vila Nova Cachoeirinha

A banda de Salvador Vivendo do Ócio se apresenta em São Paulo um show que reúne um repertório de 13 anos de estrada com três discos lançados. Entre os sucessos estão: “É Melhor Pensar Duas Vezes”, “Nostalgia” e “Dilema”.

Quando: Sábado (26), às 20h
Onde: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso fica, Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. 
Quanto: Gratuito

ZONA SUL

“Buraquinhos” – Interlagos (Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo)

Um menino negro – morador do bairro Guaianases, extremo leste de São Paulo, leva um “enquadro” de um policial. A partir daí ele começa a correr e não para mais, o que o leva a uma maratona pelo mundo passando por países da América Latina e África. Mas, ao longo do caminho, ele é atingido por 111 tiros. Inspirado na obra de Jhonny Salaberg, a peça faz parte do Festival de Teatro Negro de São Paulo.

Quando: Sábado (26), às 16h
Onde: Sesc Interlagos, Av. Manoel Alves Soares, 1100
Quanto: Gratuito

Encerramento 12ª Cooperifa – Jd. São Luiz

O encerramento 12ª Cooperifa reunirá grandes artistas que têm carreiras identificadas com as quebradas. Terá Intervenção com Dj Erick Jay, a Banda Veja Luz, o bloco Ilú Obá de Min, o rapper Cocão AVoz, a sambista, cantora e compositora Leci Brandão e o rapper Edi Rock.

Quando: Domingo (27), às 15h
Onde: Fábrica de Cultura Jd. São Luiz, R. Antônio Ramos Rosa, 651 
Quanto: Gratuito

Lançamento “Na Disciplina: Samba e Cidadania” – Cidade Ademar

Estreia no domingo (27) o documentário “Na Disciplina: Samba e Cidadania”, em Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo. O trabalho mostra a história do grupo Pagode na Disciplina e como uma comunidade do samba nasceu no Jardim Miriam, bairro que pertence ao distrito de Cidade Ademar.

Quando: Domingo (27), samba a partir das 15h e exibição do filme às 18h
Onde: Pagode na Disciplina, Rua Oldegard Olsen Sapucaia, 168 – Cidade Ademar, São Paulo
Quanto: Gratuito

ZONA LESTE

Sarau Ermelino Ocupa – Ermelino Matarazzo

O Sarau Ermelino Ocupa deste fim de semana terá a presença da escritora, slammer, militante feminista e apresentadora, Mariana Felix. Ela lança o livro “Abstinência”, o terceiro da carreira – antes havia publicado “Mania” (2016) e “Vício” (2017). Todos com poesias, crônicas e dissertações sobre o empoderamento feminino, a relação da autora com a cidade e o amor. O sarau conta ainda com a cantora Tay, nascida e criada em Itaquera, zona leste de São Paulo, com seu pocket show. E, claro, microfone aberto.

Quando: Sábado (26), às 19h
Onde: Ocupação Cultural Mateus Santos, Av. Paranaguá, 1633
Quanto: Gratuito

Sarau Urutu – Vila Jacuí

Para comemorar o quarto aniversário do sarau, a programação será intensa, terá música, dança com Núcleo Ximbra, contação de história com Pedro Peu e Inaiá Araújo, exibição de filme e lançamento do livro “O Retorno da Fênix”, do escritor Kawan Oliveira. O grupo de rap Tramando Ideia Rap fará show e ainda vai rolar microfone aberto para todos durante todo o rolê.

Quando: Domingo (27), às 16h
Onde: Sarau Urutu, R. Urutu, 9
Quanto: Gratuito

Aniversário da Biblioteca Solano Trindade – Cidade Tiradentes

Aniversário da Biblioteca Solano Trindade e quem ganha o presente é a quebrada. A festividade começa com uma feijoada (R$10), a seguir uma roda de conversas sobre “A importância do ato de ler”. Ainda haverá o Sarau Resistência Preta e o Slam Letra Preta. 

As apresentações musicais ficam por conta do cantor Abidjan Trindade, do grupo Aliança Negra, da cantora Barbara Barros e muito mais. Os Dj’s convidados são: Dj Bia Sankofa e Dj Pec Jay.
Quando: Domingo (27), às 13h
Onde: Biblioteca Comunitária Solano Trindade, Rua dos Têxteis, 1050 

Quanto: Gratuito

ZONA OESTE

Roda de Tambores no Sarau Afrobase – Jd. Pinheiros

O Sarau Afrobase é um espaço para a interação artística e cultural, o microfone é aberto ao público para intervenções poéticas, musicais ou performances. O evento contará com diversas atividades artísticas, entre elas um encontro de tambores com a participação da companhia de dança Treme Terra.

Quando: Sexta-feira (25), às 19h
Onde: Espaço Afrobase, R. Sebastião Martins, 698
Quanto: Gratuito

I Festa Literária – João XXIII

Com o tema “Outubro delas – Vozes femininas para além da literatura”, o evento contará com oficina de krav magá (arte marcial de defesa pessoal), poesia, contação de histórias, cinema, literatura, feira de troca de livros e as presenças da slamer Luiza Romão, e das escritoras Sheila Varolli e Jennyfer Nascimento. Ainda haverá apresentação da peça “Resquícios de Memórias”, com a atriz Dirce Thomaz, entre outras atividades. 

Quando: Sábado (26), às 10h30
Onde: EMEF João XXIII, R. Cônego Luis Vieira da Silva, 201
Quanto: Gratuito

Image

Gê de Lima se apresenta em SP @Divulgação

CENTRO

Gê de Lima A Voz e o Tambor – Santa Cecília

Em comemoração ao seu aniversário, Gê de Lima apresenta o show “A Voz e o Tambor”. O show traz na essência musical elementos da ancestralidade e da história do povo preto. Gê é acompanhando por ilús, surdos e congas, tambores que aproxima o público da identidade cultural preta. Nos tambores os músicos Cris Mendonça, Victor Ferreira e Cosme Lucian.

Quando: Sexta-Feira (25), às 22h
Onde: Aparelha Luzia, R. Apa, 78
Quanto: Gratuito

Liniker e Os Caramelows – Pq. Dom Pedro II

A banda Liniker e Os Caramelows apresenta o novo álbum “Goela Abaixo”, com forte influência da música do nordeste da África e também da América Central, mas sem abrir mão das influências da música brasileira.

Quando: Sábado (26), às 18h
Onde: SESC Pq. Dom Pedro II, Pça San Vito, S/N
Quanto: Gratuito

GRANDE SÃO PAULO

Roda de Samba Sarau “Massembas de Ialodês” – Osasco

A Roda de Samba Sarau “Massembas de Ialodês” é o encontro das autoras e autores da Coleção Sambas Escritos, lançada em 2018. A anfitriã Luana Barbosa conduzirá a roda com as artistas e musicistas Kelly Adolpho, Kamilla Alcantara, Ana Lucia Barbosa, Helô Ferreira, Flávia Rosa, Dandara Kuntê, Carmen Faustino e Patrícia Costa Vaz, com samba, poesias e trechos dos textos publicados na coleção.

Quando: Sábado (26), às 16h30
Onde: Sesc Osasco, Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1630 
Quanto: Gratuito

Slam da Roça – Francisco Morato

O Slam da Roça é um tradicional campeonato de poesias realizado mensalmente desde Maio de 2016. É uma co-realização da Associação Cultural CONPOEMA (Confraria Poética Marginal) e do ativista cultural Beto Bellinati. Essa edição será a batalha final do ano, que reunirá todos os “capiaus” e “capioas” de 2019. 

Quando: Sábado (26), às 18h
Onde: Conpoema, Av. são Paulo, 965. Vila Suíça.
Quanto: Gratuito

receba o melhor da mural no seu e-mail

André Santos

Jornalista, entusiasta do carnaval, do futebol de várzea, de bares e cultivador assíduo da sua baianidade nagô! Correspondente do Jardim Fontalis desde 2017.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE