APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Conheça um produtor de podcasts de Surubim, Pernambuco; ouça o podcast

Daniel Nascimento mora em um bairro periférico de Pernambuco, estuda comunicação social e produz podcasts sobre a região

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 01.10.2020 | 17:50 | Alterado em 01.10.2020 | 17:50

Tempo de leitura: 2 min(s)

Desta vez o “Em Quarentena” viajou virtualmente até Surubim, em Pernambuco para conhecer mais sobre a cidade e o trabalho do universitário Daniel Nascimento, 28, que produz podcasts narrativos sobre a região.

No início deste episódio foi possível ouvir a abertura, em duas versões, do podcast produzido pela Rádio Cordel, feito por estudantes de design e comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste que fica em Caruaru.

“Olá, sejam bem-vindos à edição especial da Rádio Cordel UFPE, na frequência do Agreste”. (ouça a partir de 00:01)

Daniel é um dos estudantes envolvidos na produção da Rádio, que continua acontecendo durante a pandemia do coronavírus. Ele estuda comunicação social e mora com a mãe e as irmãs em Surubim, a cerca de 120 quilômetros da capital do estado, Recife. 

A cidade é conhecida por ser a capital da Vaquejada no Brasil e tem um comércio local bem forte. O estudante compartilhou ainda que por lá não circulam ônibus.

“A gente usa um tipo de carro que chama-se Toyota Bandeirante, que na verdade é um tipo de jipe adaptado e é usado como se fosse transporte público dentro da cidade. Ele vai de um bairro até o centro. Também tem os mototáxis que é bem comum”. (a partir de 01:15)

Morador de um bairro periférico, ele também contou como é sua vizinhança e os desafios que enfrenta por lá.

“O bairro em que eu moro é um bairro novo, infelizmente não tem calçamento. A rua que eu moro é toda de terra, quando chove é aquele lameiro que a lama vira parte da nossa rotina, principalmente no tempo de inverno”. (ouça em 01:50)

Além de se dedicar ao podcast da Rádio Cordel, Daniel compartilhou que produz também o Comunicast, que é um trabalho de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso. 

“Até essa pandemia a gente produzia conteúdos jornalísticos sobre o que acontecia dentro do campus e também sobre Caruaru. Mas diante a pandemia a gente sentiu a necessidade de contar histórias de pessoas, de como elas estavam vivendo este momento de isolamento físico”. (em 02:27)

O jovem produtor dos podcasts reforçou que eles já abordaram diferentes temas nos episódios como saúde mental e arte na pandemia, e também falaram sobre o isolamento social e até sobre o São João de Caruaru em épocas de Covid. 

Pra conferir esse trabalho é só buscar no instagram @radiocordel, tudo junto. E para conhecer o trabalho do Comunicast é só procurar por @comunicastufmt.

E para conhecer outras histórias como esta é só ficar atento ao site da Agência Mural

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #28 – Segunda Temporada: Conheça um produtor de podcasts de Surubim, Pernambuco.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE