APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Dia da favela: entre vielas, sonhos e lutas

Data celebrada no dia 4 de novembro remete à primeira vez em que o termo "favela" foi usado em um documento oficial

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 04.11.2021 | 19:33 | Alterado em 07.12.2021 | 11:03

Tempo de leitura: 1 min(s)

Celebrado no dia 4 de novembro, o Dia da Favela marca o primeiro registro do termo “favela” em um documento oficial de 1900, que se referia ao Morro da Providência, no Rio de Janeiro. Atualmente, a data simboliza o empoderamento da palavra que foi, a princípio, utilizada de forma pejorativa.

Neste episódio, a gente conversa com dois correspondentes que cresceram em favelas da Grande São Paulo. Halitane Rocha conta sobre as vivências no Morro do Macaco, favela da cidade de Cotia, e Léu Britto fala como foi crescer no Monte Azul, favela da zona sul de São Paulo.

PRÓXIMA PARADA

Produzido pela Agência Mural e distribuído exclusivamente pelo Spotify, o Próxima Parada conta com a colaboração da nossa rede de correspondentes locais dos bairros periféricos da Grande São Paulo. Para ouvir o episódio, basta clicar neste link do programa e se cadastrar gratuitamente no aplicativo.

De segunda a sexta-feira, sempre no final da tarde, um novo episódio fica disponível. Ali, os apresentadores e repórteres Gabriela Carvalho e Rômulo Cabrera contam histórias, analisam fatos e apontam possíveis soluções para as demandas das quebradas. A produção é da Halitane Rocha, a edição de som da Pammela Gentil, a distribuição nas redes sociais da Ingrid Fernandes e coordenação geral do podcast é do Vagner de Alencar.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE