• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Professor de karatê cria competição online em Guarulhos; ouça o podcast

Para manter o contato com os alunos, Raimundo Gomes passou a trocar vídeos com suas turmas, ensinando os movimentos e analisando a execução dos aprendizes

Em meio à pandemia do novo coronavírus, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, um professor de karatê decidiu criar uma competição virtual via WhatsApp. 

O “Em Quarentena” foi conhecer, virtualmente, o professor de karatê Raimundo Gomes, responsável pela competição. 

Raimundo explicou que quando o isolamento começou, ele passou a pedir para os alunos gravarem vídeos fazendo os movimentos de karatê para ele avaliar. 

“Fui passando sugestão de treino. Eu gravava um vídeo e mandava [para os alunos] e pedia para eles me enviarem [os deles]. Começamos a fazer montagem de um minuto e meio com os vídeos e a publicar no status”. (ouça a partir de 00:42)

O professor disse que a ideia do torneio surgiu a medida que ele foi recebendo o material dos alunos e analisando os katas (sequências de movimentos) do karatê que eles sabiam fazer

Para os alunos que não sabiam alguma sequência ele ensinou por meio das aulas virtuais. Já para os alunos mais graduados, faixas pretas e marrons, ele deu a responsabilidade de avaliar os menos experientes, e assim, selecionar o campeão. 

Gomes reforçou que a ideia era manter os alunos por perto, mesmo que virtualmente. “Eu sei que tem alunos que tem um convívio familiar bem bacana. Mas eu fiquei preocupado também com aquele onde o ambiente familiar não está legal. A gente mantendo contato, fica mais fácil”. (a partir de 00:42)

O sensei compartilhou ainda que recebeu apoio da Secretaria de Esportes de Guarulhos. “Teve uma coordenadora que gostou muito da ideia e perguntou o que eu precisava. Respondi ‘medalha, troféu e certificados para quem participar’. Era uma forma de reconhecer os esforços deles e motivá-los a participar. Eu estava esperando dez inscrições, foram 31”. (ouça em 02:33)

O estudante Carlos, 10, participou do torneio e ficou em segundo lugar na categoria que disputou. “O esporte é importante para a saúde e ajuda a passar o tempo durante a quarentena. Eu faço karatê a dois anos e há alguns meses estou na faixa vermelha”. (em 03:05)

“Eu achei o torneio muito interessante, pois me incentivou a treinar em casa. As aulas do sensei Raimundo melhoram meu dia e me deixam mais motivado”. (em 03:19)

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #50: Professor de karatê cria competição online em Guarulhos.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários