blog-mural

Agência Mural de Jornalismo das Periferias nasceu em 24 de novembro de 2010, como um blog hospedado na Folha de S. Paulo.

Durante quase dez anos, ele foi produzido por algumas dezenas de correspondentes comunitários moradores das periferias da Grande São Paulo que buscam retratar o cotidiano de suas regiões, por meio do jornalismo.

A partir de março de 2020, este espaço se tornou uma coluna de opinião, com a ideia de  conversar mais com quem nos lê, nos ouve, nos assiste, nos encontra em nossos eventos.

Toda terça-feira, compartilhamos histórias sobre os bastidores, o trabalho e as reflexões a partir dos lugares em que estamos nesta Grande São Paulo e na Agência Mural.

Nela você vai saber mais sobre por que fazemos o jornalismo que fazemos, como fazemos e por que não podemos deixar de fazer.

O dia a dia de quem mora, diverte-se e acima de tudo faz jornalismo sobre as periferias de uma das maiores e mais populosas regiões metropolitanas da América Latina: e tudo isso tem a ver com este desafio gigante de ser jornalista e cidadão “metropolipaulistano” [precisamos inventar um termo para esta nossa cidadania da metrópole!]

Esta coluna semanal é escrita por Anderson Meneses, Cíntia Gomes, Paulo Talarico e Vagner de Alencar, que vão se revezar na conversa com você, caro leitor, cara leitora. Com talentos e responsabilidades diferentes no dia a dia da Agência Mural, são ele-a-s que lideram nosso barco, claro, contando com todos os talentos, as experiências, as ideias e muito suor, risos e lágrimas de nossa equipe fixa e de nossa rede de correspondentes colaboradores.

As notícias que continuaremos a apurar seguem aqui no nosso site, e também em nossos parceiros editoriais como a própria Folha de S. Paulo, às vezes até na edição impressa.

Ah! E se quiser colaborar conosco para continuarmos fazendo o nosso trabalho, acesse: www.catarse.me/periferias.

agencia-mural
reuniao-blog-mural-2
reuniao-blog-mural