mural-agencia-nas-escolas2

O Mural nas Escolas nasceu em 2016, inicialmente como uma possibilidade de mostrar que há várias carreiras ainda invisíveis para os estudantes de Ensino Médio das escolas públicas de São Paulo. Sua origem na Agência Mural veio da conexão que alguns correspondentes locais ainda tinham com as escolas onde se formaram.

Mas depois de alguns encontros e oficinas, o Mural nas Escolas percebeu que precisava investir em “educação midiática” e mostrar que o jornalismo que é feito com ética e qualidade é relevante para a participação cidadã dos leitores em sua própria cidade. E que os mais jovens, digitalmente mais conectados, também precisavam conhecer e participar desse novo jornalismo.

No primeiro semestre de 2016, o ME passou por três escolas: Escola Estadual Profª Maria Hilda Ornelas de Oliveira, em Guarulhos, na Grande São Paulo; Escola Estadual Dona Cyrene de Oliveira Laet, no Jaçanã; e ETEC Profª Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, em Pirituba, bairros das zonas norte e noroeste da capital paulista, respectivamente. Neste ano, os alunos dessas escolas assumiram o papel de correspondentes em suas respectivas escolas e contaram o que acontece no cotidiano ali --leia mais aqui.

Em 2018, o Mural nas Escolas realizou atividades que atingiram 170 estudantes das quatro escolas públicas que visitou: Genésio de Almeida Moura, no Jardim Damasceno, e Jacob Salvador Zveibil, no Jardim Pirituba, na zona norte; Escola Estadual Prof° Amélia Kerr Nogueira, no Jardim Ângela, na zona sul; e na EMEF Cláudio Manoel Da Costa, no Jardim Rodolfo Pirani, na zona leste.

Quer ver o Mural na sua escola?

A ação do “Mural nas Escolas” --que pode ter vários formatos, de palestras a oficinas-- é gratuita para os participantes, ou seja, as turmas de Ensino Médio das escolas da rede pública de São Paulo. Se você, professor, coordenador, diretor e até estudante e deseja conhecer mais sobre nosso trabalho e agendar uma atividade, vamos conversar! Escreva para [email protected].

mural-agencia-nas-escolas6
mural-agencia-nas-escolas3

E o que acontece na sua escola?

O Acontece na Escola é um programa de bolsa de jornalismo do Mural nas Escolas e tem o objetivo de gerar oportunidades para que os e as estudantes experimentem a profissão de jornalista, abrindo o espaço para que reflitam sobre a produção e o consumo de notícias e, ao mesmo tempo, possam debater seu dia a dia nas escolas.

A sua primeira edição, que aconteceu ao longo de 2018, é um programa que selecionou 10 ideias de reportagens vindas dos estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas da Grande São Paulo. Cada estudante recebeu uma bolsa de R$ 600 e o apoio de um mentor, um muralista correspondente local da agência, e produziu sua reportagem.

Fique de olho no nosso site para o lançamento da próxima edição!

mural-agencia-nas-escolas4
mural-agencia-nas-escolas1