APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Estudo mostra percepção do paulistano em relação à discriminação racial

Segundo pesquisa “Viver em São Paulo: Relações Raciais na Cidade”, diferença no tratamento entre brancos e negros aumentou nos últimos 10 anos

Image

Por: Redação

Publicado em 13.11.2018 | 14:36 | Alterado em 13.11.2018 | 14:36

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

800 pessoas foram entrevistadas pelo levantamento da Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência (Paula Rodrigues/32xSP)

Apresentada nesta terça-feira (13) pela Rede Nossa São Paulo e o Ibope Inteligência, a pesquisa “Viver em São Paulo: Relações Raciais na Cidade” mostra qual é a percepção do paulistano em relação à discriminação racial entre negros e brancos no município.

De acordo com o levantamento (que entrevistou 800 pessoas, na qual 52% se declararam como brancas e 44% como negras), são os negros que encontram mais dificuldades na convivência em diversos ambientes pela cidade, como escolas/universidades, espaços públicos e estabelecimentos comerciais, e têm menos oportunidades de emprego ou promoção profissional.

7 em cada 10 desses entrevistados afirmam que, para eles, o preconceito e a discriminação contra a população negra se manteve ou aumentou em relação aos últimos 10 anos. Quase 40% das pessoas negras disseram sentir o aumento do racismo na cidade — sendo essa porcentagem maior do que a contagem total (quando somadas as respostas de brancos e negros).

LEIA TAMBÉM
– Com 33% da população negra, Vila Maria perde Centro Municipal de Igualdade Racial
– Negras são as que mais têm dificuldades com exame pré-natal em Guaianases

Pelo menos metade dos paulistanos também diz que, nos últimos anos, a diferença no tratamento entre brancos e negros aumentou em São Paulo. Para as pessoas negras entrevistadas, a visão é mais acentuada em todos os quesitos.

Enquanto 59% dos brancos afirmam que existe diferença no tratamento entre as raças em estabelecimentos comerciais, como shoppings e restaurantes, essa percepção é citada por 75% dos negros entrevistados.

Nota-se que a maioria das pessoas que afirmou não haver diferença faz parte da classe A, com renda familiar de acima de cinco salários mínimos e possui o ensino superior completo. Enquanto os que acreditam no aumento da discriminação são da classe C, com rendimento de dois a cinco salários mínimos, e estão estudando ou estudaram até o ensino fundamental.

POLÍTICAS PÚBLICAS

A pesquisa “Viver em São Paulo: Relações Raciais na Cidade” também mostra que, tanto para brancos quanto para negros, a impressão é a de que a gestão municipal pouco ou nada faz para tentar equiparar as oportunidades e diminuir o preconceito em São Paulo.

Em 2017, a Prefeitura de São Paulo, sob gestão de João Doria (PSDB), realizou cortes de secretarias municipais; dentre elas, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), criada na gestão de Fernando Haddad (PT), em 2013.

A SMPIR tinha como finalidade criar, coordenar e articular programas, projetos e políticas públicas voltadas à ações afirmativas que promovessem a igualdade de direitos entre grupos étnicos-racial no município.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE