APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Sapopemba é um dos distritos com mais óbitos por Covid-19; ouça o podcast

Até o dia 20 de agosto, o distrito da zona leste tinha 302 óbitos por coronavírus confirmados e 188 suspeitos

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 09.09.2020 | 14:55 | Alterado em 10.09.2020 | 11:01

Tempo de leitura: 2 min(s)

Sapopemba é o distrito mais populoso da zona leste de São Paulo. Segundo o Mapa da Desigualdade, da Rede Nossa São Paulo, mais de 18 mil casas do distrito ficam em favelas ou cortiços.

O distrito vem chamando atenção pelo alto número de óbitos por Covid-19. Até o dia 20 de agosto, Sapopemba era a região com mais mortes pela doença, tendo 302 óbitos confirmados e 188 suspeitos. 

O “Em Quarentena” conversou com Leonardo, que tem 24 anos e é morador de Sapopemba. Ele abriu este episódio falando sobre o medo que os moradores sentem em relação ao coronavírus e ao aumento de casos no distrito. 

“A gente acaba ficando realmente muito assustado. Até para fazer alguma coisa, como consultas ou mesmo ir ao hospital, a gente acaba preferindo não ir por saber do número e da quantidade elevada de casos que tem aqui no bairro”. (ouça a partir de 00:01)

O podcast da Agência Mural reforçou que mesmo antes de ser o distrito com mais óbitos por Covid-19, Sapopemba já vinha apresentando um alto número de mortes, ficando sempre na segunda posição, atrás apenas da Brasilândia.

Leonardo comentou que, apesar do bom atendimento, a superlotação dos  equipamentos públicos de saúde é um problema na região, tanto que alguns pacientes acabam indo para hospitais de outros bairros na tentativa de ser atendidos. 

“O problema é que a gente tem muitas pessoas para poucos postos ou pouco atendimento. Realmente a gente tem poucas UBSs e hospital a gente tem apenas o de Sapopemba que tá sempre muito cheio ou com muita fila”. (a partir de 01:38)

Ele contou ainda que nem todo mundo está respeitando o isolamento social e que bastante gente precisou continuar trabalhando e se locomovendo pela cidade. Fatores que podem ter contribuído para o alto número de casos.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #12 – Segunda Temporada: Sapopemba é um dos distritos com mais óbitos por Covid-19

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE