• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Sapopemba é um dos distritos com mais óbitos por Covid-19; ouça o podcast

Até o dia 20 de agosto, o distrito da zona leste tinha 302 óbitos por coronavírus confirmados e 188 suspeitos

Sapopemba é o distrito mais populoso da zona leste de São Paulo. Segundo o Mapa da Desigualdade, da Rede Nossa São Paulo, mais de 18 mil casas do distrito ficam em favelas ou cortiços.

O distrito vem chamando atenção pelo alto número de óbitos por Covid-19. Até o dia 20 de agosto, Sapopemba era a região com mais mortes pela doença, tendo 302 óbitos confirmados e 188 suspeitos. 

O “Em Quarentena” conversou com Leonardo, que tem 24 anos e é morador de Sapopemba. Ele abriu este episódio falando sobre o medo que os moradores sentem em relação ao coronavírus e ao aumento de casos no distrito. 

“A gente acaba ficando realmente muito assustado. Até para fazer alguma coisa, como consultas ou mesmo ir ao hospital, a gente acaba preferindo não ir por saber do número e da quantidade elevada de casos que tem aqui no bairro”. (ouça a partir de 00:01)

O podcast da Agência Mural reforçou que mesmo antes de ser o distrito com mais óbitos por Covid-19, Sapopemba já vinha apresentando um alto número de mortes, ficando sempre na segunda posição, atrás apenas da Brasilândia.

Leonardo comentou que, apesar do bom atendimento, a superlotação dos  equipamentos públicos de saúde é um problema na região, tanto que alguns pacientes acabam indo para hospitais de outros bairros na tentativa de ser atendidos. 

“O problema é que a gente tem muitas pessoas para poucos postos ou pouco atendimento. Realmente a gente tem poucas UBSs e hospital a gente tem apenas o de Sapopemba que tá sempre muito cheio ou com muita fila”. (a partir de 01:38)

Ele contou ainda que nem todo mundo está respeitando o isolamento social e que bastante gente precisou continuar trabalhando e se locomovendo pela cidade. Fatores que podem ter contribuído para o alto número de casos.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #12 – Segunda Temporada: Sapopemba é um dos distritos com mais óbitos por Covid-19

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários