• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Segurar a respiração serve como teste de COVID?; ouça o podcast

Essa fake news foi desmentida pela “Aos Fatos”; segurar a respiração como teste da doença não tem sentido algum

Mais uma vez o “Em Quarentena” foi verificar uma informação duvidosa que anda circulando por aí sobre a Covid-19. Desta vez o conteúdo é sobre uma espécie de “teste gratuito” para saber se a pessoa está ou não com o vírus. 

Quem compartilhou com a Agência Mural essa dúvida foi a Iraci Constantino de Sousa, moradora de Carapicuíba, na Grande São Paulo.

“Teve um dia que eu ouvi que se a gente contasse de um a vinte segurando a respiração e conseguisse ficar esse tempo sem tossir, sem nada, a gente não tinha Covid”. (ouça a partir de 00:44)

Ela, inclusive, contou que fez o teste com a família. “Comentei com a minha mãe, com as minhas irmãs e nós ficamos aqui segurando a respiração e contando até 20 pra ver se a gente não tinha Covid. Isso é mito ou é verdade?”. (a partir de 00:57)

Essa é mais uma mentira sobre o coronavírus. Não tem como comprovar que alguém está ou não com a doença segurando a respiração, seja por 20 ou 30 segundos.

O portal “Aos Fatos”, que é especializado em checagem, desmentiu essa informação no dia 8 de setembro. 

Eles contaram que tanto a Organização Mundial da Saúde, como uma especialista consultada, confirmaram que essa história de segurar a respiração como teste da doença não tem sentido algum. 

Infelizmente, além de estar sendo transmitida de boca a boca, essa mentira também tem circulado nas redes sociais. 

A publicação que está circulando pelo Facebook sugere que todos os infectados com Covid-19 tenham falta de ar. No entanto, de acordo com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apenas 34% dos casos apresentam esse sintoma. 

Vale reforçar que a única forma de saber se você está ou não com coronavírus é fazendo o teste. Fique atento aos sintomas e, se possível, continue mantendo o isolamento social.

Para saber mais dicas de prevenção e cuidados sobre o coronavírus, acesse o site da Agência Mural: agenciamural.org.br.

E se estiver com dúvida sobre alguma informação que recebeu, antes de repassar, verifique se é verdade ou não. Você também pode enviar para o “Em Quarentena” investigar. 

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #23 – Segunda Temporada: Segurar a respiração serve como teste de COVID?

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários