Ícone do site Agência Mural

Semana tem Francisco, El Hombre, “encontrão” em Cidade Tiradentes e muito samba nas periferias

Por: André Santos

No começo do mês das crianças, há uma oficina de instrumentos do samba para meninos e meninas na zona norte. A banda Francisco, El Hombre também se apresenta na região.

Haverá um ‘encontrão’ cultural em Cidade Tiradentes, enquanto o samba também estará presente em Santana de Parnaíba com o tradicional Samba do Garnizé. Estes são alguns dos destaques do Rolê na Quebrada, agenda cultura da periferia, semanalmente realizada pela Agência Mural. Confira:

ZONA NORTE

Samba da Pracinha (Festa das Crianças) – Jd. Tremenbé

Com brinquedos e algodão doce para a criançada, a festa da criança no Jardim Tremembé terá uma oficina de instrumentos de samba para crianças. Por fim, a já tradicional roda de samba para animar a todos.

Quando: Sábado (5), às 14h
Onde: Pça Mariquinha Sciascia, 46
Quanto: Gratuito 

Banda Francisco, El Hombre estará na Vila Guilherme @O Himalaia

Show Larápios e Francisco, El Hombre – Vila Guilherme

A banda de reggae Larapios se apresenta na zona norte de São Paulo junto com Francisco, El Hombre. O show é gratuito, mas vale chegar com antecedência, pois a entrada é limitada para os 500 primeiros, capacidade do espaço.

Quando: Sábado (5), às 18h
Onde: Casa de Cultura Vila Guilherme, R. Oscar da Silva, 110.
Quanto: Gratuito 

ZONA SUL

Sarau do Capão e Slam Capão – Capão Redondo

Serão dois eventos em um só local. Durante o sarau, o microfone estará aberto a todos. Logo depois, começa a final do Slam do Capão que dá vaga para o Slam SP, maior campeonato de Slam do estado. Durante os eventos, a discotecagem fica por conta da DJ Lorrany.

Quando: Sábado (5), às 17h30
Onde: Fábrica de Cultura do Capão Redondo, R. Algard Esquina com R. Trevo Branco, S/N
Quanto: Gratuito

62ª Batalha Grajaú Rap City – Grajaú 

A 62ª Batalha Grajaú Rap City é também uma seletiva para o Festival Sons Da Rua, renomado festival da cultura hip-hop de São Paulo. Se apresentam nessa edição o coletivo The Monkey’s THC e Mel MC, haverá também troca de livros durante o evento. As pickups serão comandadas pelos dj’s Bee.L, Conrado, Zemê e Lil Ticy.

Quando: Quinta (3), às 18h30
Onde: Centro Cultural Grajaú, R. Professor Oscar Barreto Filho, nº 252
Quanto: Gratuito

Encontrão em Cidade Tiradentes terá atrações durante o sábado (5) @Ding Musa

ZONA LESTE

Encontrão – Cidade Tiradentes

Promovido pelo grupo Arte Livre Itinerante, a primeira edição do festival “Encontrão” no Galpão de Arte em Construção, terá shows, performance, sarau e rodas de conversa sobre a periferia. O grupo é formado pelos artistas Ana Prata, André Komatsu, Bruno Dunley, Ding Musa, Lucia Koch, Renata Lucas, Rodrigo Andrade, Sara Ramo e Wagner Morales, e pelo cientista social Gustavo Vidigal.

Quando: Sábado (5), às 12h30
Onde: Galpão de Arte em Construção (avenida dos Metalúrgicos, 2.100, distrito de Cidade Tiradentes)
Quanto: Gratuito 

Encontro de Samba Rock e Black Nostalgia – Itaquera 

Estão na 5° Edição do Encontro de Samba Rock e Black Nostalgia, é chegar e curtir muito Samba Rock. Charme e os sons sob comando dos Dj’s residentes Priscilla Groove, Ney e Jairo Hell’s, aulas de Samba Rock e Passinho ministradas pelos professores Re Buterflay e Tonny Crespo.

Quando: Domingo (6), às 14h
Onde: Casa de Cultura Raul Seixas, R. Murmúrios da tarde, 211
Quanto: Gratuito 

Drik Barbosa – Gleba do Pêssego

Drik Barbosa se apresenta no Sesc Itaquera neste domingo (6). Aos 27, Drik mistura a leveza do R&B com a intensidade das ideias nas rimas. Antes de lançar o primeiro EP, “Espelho”, em 2018, participou com Emicida da trilha de “O Menino e o Mundo” (2013), depois da faixa “Mandume”, do disco “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa” (Lab/2015). 

Atualmente, está trabalhando no novo disco, que já tem os singles “Quem Tem Joga”, “Rosas” e “Liberdade” lançados.

Quando: Domingo (6), às 15h30
Onde: Sesc Itaquera, Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000
Quanto: Gratuito

ZONA OESTE

Forró na Praça – Butantã 

Está chegando mais uma edição do Forró na Praça. O evento no Butantã é aberto a todos os públicos e conta com chapelaria.

Quando: Domingo (6), às 14h
Onde: Praça Oliveira Penteado, S/N
Quanto: Gratuito

ZONA NOROESTE 

Brincantes e Brinquedos – Jaraguá 

No espetáculo “Brincantes e Brinquedos”, três adultos reúnem-se para um retorno à infância, em uma época em que brincar era um ato de criatividade e imaginação, não exigindo grandes recursos tecnológicos para isso.

Quando: Sexta-feira (4), às 15h
Onde: CEU Pêra Marmelo, R. Pêra Marmelo, S/N
Quanto: Gratuito

CENTRO

Festival Mário de Andrade – A Virada do Livro – República 

Pela primeira vez, a cidade de São Paulo terá uma festa de rua dedicada ao livro e à leitura. Entre os destaques da programação estão nomes nacionais e internacionais como Fernanda Montenegro, Mia Couto, Milton Hatoum, Ailton Krenak, Isabela Figueiredo, Lilia Schwarcz, Kalaf Epalanga, Zamaswazi Dlamini-Mandela (neta de Nelson Mandela) e Russo Passapusso. 

Quando: Sexta, sábado e domingo (4,5 e 6), às 19h
Onde: Biblioteca Mário de Andrade, 94
Quanto: Gratuito

Projeto Samba de Comunidade apresenta Tudo Azul – Santa Cecília 

O projeto Samba de Comunidade apresenta Tudo Azul Paulistano cantando o LP “Bloco Carnavalesco Canários das Laranjeiras”.

A proposta do coletivo Tudo Azul é resgatar sambas de modalidade terreiro, partido alto e sambistas da era do rádio, utilizando materiais de pesquisa como discos de vinil, livros, documentários e outras formas. 

Quando: Sexta-feira (04), às 19h
Onde: Ação Educativa, R. General Jardim, 660
Quanto: Gratuito

Tradicional na Grande São Paulo, samba de bumbo será atração em Santana de Parnaíba @Reprodução/Facebook

GRANDE SÃO PAULO 

Esquenta mostra de teatro de rua – Guarulhos 

O “Esquenta” da Mostra de Teatro  de rua de Guarulhos terá o tradicional cortejo com cirandas, intervenções e performances na Rua Dom Pedro 2º, no centro. Depois, o cortejo retorna para o estacionamento do Sincomércio onde haverá um sarau aberto a todas linguagens de artes.

Quando: Sábado (5), 12h30
Onde: Sincomércio Guarulhos, R. Caraguatatuba, 32
Quanto: Gratuito

Samba Galo Garnisé – Santana de Parnaíba

Sábado vai rolar samba de bumbo pelas ruas do centro histórico de Santana de Parnaíba. A concentração se iniciará às 20h. O Galo Garnisé busca preservar o samba de bumbo, que é um estilo tradicional da região.

Quando: Sábado (5), às 21h
Onde: Centro Histórico de Santana de Parnaíba, R. Suzana Dias, 300.
Quanto: Gratuito

Sair da versão mobile