A partir de 2020, a Agência Mural contará com conselheiras e conselheiros que aceitaram caminhar conosco nesta trajetória que implica aprendermos sempre, falharmos algumas vezes e comemorar sucessos! O objetivo é nos desenvolvermos para que possamos seguir na nossa missão, todos os dias.

Conselho Consultivo

Adriana Schor

Adriana Schor é economista. Desde 2008 é professora do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo onde ensina, orienta e pesquisa em temas de desenvolvimento e comércio internacional.

Angela Pimenta

Jornalista e mestre em Jornalismo pela Columbia University School  (2001). Presidente do Projor de julho de 2015 a abril de 2019, é coordenadora-executiva do Projeto Credibilidade. Coordenou o projeto Atlas da Notícia em 2017 e 2018. Foi editora-sênior da revista Exame em Brasília (2007-2011) e representante da Online News Association no Brasil (2009-2014).

Claudia Nonato

Jornalista, especialista em Gestão da Comunicação, Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, É Editora Executiva da revista Comunicação & Educação, na mesma instituição e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP). Atuou em diversos jornais e revistas impressas de São Paulo e atualmente leciona para graduação e pós-graduação. É pesquisadora das seguintes área de interesse: jornalismo, jornalistas, mundo do trabalho, relações de raça, classe e gênero no mundo do trabalho, mídia alternativa, comunicação periférica, popular e comunitária, censura, liberdade de expressão.

Cristina Zahar

Jornalista pela Cásper Líbero, tem 30 anos de experiência. Foi editora-adjunta de Esportes e editora de Economia na Folha de S.Paulo, diretora editorial da Abril Coleções e CEO no Brasil da editora inglesa Eaglemoss. Possui DEA (mestrado) em Comunicação pela Universidade Michel de Montaigne (Bordeaux III), na França, e MBA em Gestão Empresarial pela FIA-USP. Secretária-executiva na Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Pedro Borges

Jornalista, é um dos fundadores do portal de mídia negra Alma Preta, compõe a Rede de Jornalistas das Periferias, e é ativista antirracista.

Pedro Burgos

Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper, é jornalista e programador. Antes de chegar ao Insper, em 2019, foi por dois anos Knight Fellow do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), onde desenvolveu um projeto de medição do impacto do jornalismo (Impacto.jor), com apoio do Google News Initiative. Além do trabalho no Insper, é atualmente conselheiro editorial do site de notícias Vortex Media, colunista da revista Época e membro do Conselho Consultivo da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado em Jornalismo Social pela City University of New York e foi pesquisador visitante na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia.

Rosental Alves

Professor de jornalismo na Universidade do Texas em Austin, onde ocupa a Cátedra Knight de Jornalismo e a Cátedra UNESCO de Comunicação e dirige o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. Rosental se mudou para os Estados Unidos em 1996, depois de uma carreira de 27 anos no jornalismo brasileiro, principalmente no Jornal do Brasil, onde foi repórter, redator, editor, editor-executivo e diretor. Pioneiro do jornalismo digital, Rosental lançou o JB Online, primeira edição de um jornal brasileiro para a Web, em 1995, quatro anos depois de ter lançado o SIN (Sistema Instantâneo de Notícias) da Agência JB, primeiro serviço brasileiro de notícias por computadores. Nas últimas duas décadas, Rosental se tornou um evangelizador digital, percorrendo conferências, universidades e empresas jornalísticas ao redor do mundo para assessorias ou palestras sobre o impacto da revolução digital no jornalismo.

Suzana Singer

É jornalista formada na PUC-SP. Estudou também ciências sociais na USP. Está na Folha desde 1987, onde desempenhou várias funções, de repórter a secretária de Redação e ombudsman. Participou da cobertura de momentos históricos importantes, como impeachment de presidentes, o massacre do Carandiru, guerras e epidemias. Ajudou a formatar produtos inovadores na Folha, como um caderno para adolescentes (Folhateen), um guia cultural (Guia da Folha), um suplemento de ciência (Sinapse) e uma página de notícias breves (FolhaCorrida). É responsável atualmente pelas áreas de Treinamento, Qualidade e Seminários da Folha.