APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias

Mentoras e mentores

Image

AAgência Mural conta com parceiros (as) que nos acompanham há muito ou pouco tempo, mas que se aproximaram do projeto para contribuir com o cumprimento de nossa missão. Elas e eles são ponto de apoio e inspiração para os muralistas nos temas a que se dedicam, e têm sido chamados (as) a participar cada vez mais da produção e dos debates que acontecem dentro da agência.

Alexandre de Maio

Aos 21 anos, começou no jornalismo lançando a revista Rap Brasil. Como jornalista em quadrinhos, ilustrou Génération favela, de Marie Naudascher e Héléne Seingier, na França. Ganhou o prêmio “Amico Rom” na Itália e o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Autor dos livros “Os inimigos não mandam flores” (2006) e “Desterro” (2013), ambos em parceria com o escritor Ferréz, em 2018 lançou seu do primeiro livro solo “Raul”.

Bruno Garcez

Jornalista, foi correspondente em Washington, entre 2006 e 2009, e é o atual Editor Digital para o Leste Asiático, da BBC em Londres, onde vive. Foi fellow Knight do International Center for Journalists (ICFJ) em 2010. Como parte de sua bolsa, nesse período recrutou participantes e elaborou uma série de oficinas de jornalismo voltadas para repórteres de bairros da periferia de São Paulo. A partir dessa experiência surgiu o blog Mural.

Guilherme Alpendre

Formado em jornalismo pela ECA-USP, foi diretor-executivo da Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (2010-2017), e trabalhou para diferentes rádios de São Paulo. Em Brasília, foi diretor-executivo do portal Poder360 (2018-2019) antes de se mudar para o Rio de Janeiro e assumir o mesmo cargo na Rádio Novelo. É vice-presidente do conselho da Ajor, Associação de Jornalismo Digital e conselheiro da Transparência Brasil.

Gustavo Faleiros

É editor da Rainforest Investigations Network (RIN) do Pulitzer Center. Em 2012, lançou o InfoAmazonia, uma plataforma digital de imagens de satélite e dados publicamente disponíveis para reportar sobre os nove países da floresta amazônica. Foi Knight International Journalism Fellow. Entre 2014 e 2017, trabalhou em aliança com a Earth Journalism Network. Faleiros obteve um mestrado em Política, Meio Ambiente e Globalização pelo King’s College London e uma licenciatura em jornalismo na Universidade Católica de São Paulo.

Juliana Doretto

É jornalista e professora de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte e do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas(SP). Mestre pela USP e autora do livro “Pequeno leitor de papel: um estudo sobre jornalismo para crianças” (Alameda). Cursou doutorado em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. É cofundadora da Recria (Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências). Recebeu o título de Jornalista Amiga da Criança, pela Andi – Comunicação e Direitos.

Luanda Nera Motta

Jornalista especializada em sustentabilidade, responsabilidade social e Terceiro Setor. É mestre em Jornalismo e Ciências da Linguagem pela ECA-USP. Vencedora do Prêmio Ethos de Jornalismo em 2002 e finalista em 2001, 2006 e 2007. Também conquistou o 1o lugar no I Prêmio Fecomercio de Jornalismo, em 2003, e no Prêmio 3M de Inovação Social, em 2007. Foi professora e coordenadora do curso Jornalismo Social, da ECA-USP, em 2008. Por mais de 14 anos, foi coordenadora de comunicação do Instituto Cidades Sustentáveis.

Marcelo Soares

Jornalista, fundador da empresa de análise de dados e desenvolvimento de audiência Lagom Data. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi membro fundador e o primeiro gerente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo, lecionou jornalismo de dados nas pós-graduações em jornalismo digital da ESPM e da PUCRS, e é coordenador pedagógico do módulo de direitos humanos do Projeto Repórter do Futuro, promovido pela Oboré.

Nós, Mulheres da Periferia

O coletivo jornalístico formado por jornalistas moradoras de diferentes regiões periféricas da cidade de São Paulo nasceu em março de 2014 (nosmulheresdaperiferia.com.br). Por meio de conteúdos autorais produzidos por mulheres e a partir da perspectiva de mulheres, o fio condutor editorial é a intersecção de gênero, raça, classe e território.

Pedro Leal Fonseca

É formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Ex-trainee, repórter e redator na Folha de S. Paulo (Guia, Agência Folha e Cotidiano). Foi associado de escritórios de advocacia em São Paulo (o último deles, Machado Meyer Sendacz e Opice). Foi responsável pela área jurídica da Amazon no Brasil. Desde dezembro de 2015, presta assessoria jurídica à Agência Mural.